Tesla faz recall de 362 mil carros por defeito na direção autônoma

O recall abrange os Model S e Model X, de 2016 a 2023, Model 3, de 2017 a 2023, além do Model Y, de 2020 a 2023 com software FSD Beta

tesla model s plaid 2021 vermelho em movimento
Ellon Musk está apostando todas as suas fixas no software de direção autônoma (Fotos: Tesla | Divulgação )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 17/02/2023 às 17h03

A Tesla, a marca de elétricos de Ellon Musk, fará um recall de mais de 362.000 veículos nos Estados Unidos. O chamamento é para para atualizar seu software Full Self-Driving Beta (Software de direção autônoma). A decisão ocorreu após engenheiros dos norte-americanos alegarem, na quinta-feira (16), que o sistema de assistência ao motorista não aderiu adequadamente ao tráfego leis de segurança e podem causar acidentes.

A National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que é a entidade de segurança rodoviária nos EUA, afirma que o software da Tesla permite que um veículo “exceda os limites de velocidade ou viaje por cruzamentos de maneira ilegal, ou imprevisível, aumentando consideravelmente o risco de um acidente”.

tesla model 3 2018
Modelos Tesla colecionam reclamações nos EUA e em outros mercados

VEJA TAMBÉM:

Parecer da Tesla

Tesla discorda da análise da NHTSA, mas acabou aceitando o pedido de janeiro da agência de segurança. A fabricante de veículos elétricos já passou por conflitos anteriores com a entidade de segurança viária, que tem várias investigações pendentes sobre a Tesla, relacionadas a outras questões de segurança e demandas de recall.

A fabricante de elétricos garante que não está ciente de nenhum ferimento ou morte que possa estar relacionado ao problema. O recall abrange os modelos Model S e Model X (2016-2023), Model 3 (2017-2023) e Model Y (2020-2023) equipados com software FSD Beta ou com instalação pendente.

Ellon Musk tuítou na quinta-feira que a palavra “recall” para uma atualização de software over-the-air é “anacrônica e totalmente errada!”. Ele certamente deve estar bastante incomodado com a situação, já que como ele mesmo já disse considera o software de direção autônoma uma “cash cow” que em português basicamente quer dizer “vaca-leiteira” que consiste em um investimento de baixo custo e alto retorno por um longo prazo.

Aparentemente o CEO da Tesla ainda não encontrou uma forma de fazer essa vaca dar leite.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário