Teste de combustível pode ser exigido por clientes em postos

Saiba o que fazer se não estiver seguro quanto à qualidade dos combustíveis oferecidos na hora de abastecer seu veículo

teste de qualidade de combustivel gasolina adulterada alcool etanol
Por AutoPapo
Publicado em 01/10/2019 às 10h00

O sobe e desce no preço dos combustíveis leva muitos motoristas a procurarem ofertas mais em conta, abrindo mão da confiança do seu posto de costume. “Muita gente não sabe, mas em caso de suspeita quanto à qualidade do combustível, o consumidor tem o direito de pedir ao frentista que faça um teste de qualidade na hora”, explica Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell.

teste de qualidade de combustivel gasolina adulterada alcool etanol

Uma resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) obriga todos os postos a terem um kit para teste, e os frentistas devem estar habilitados a fazê-lo gratuitamente e na frente do cliente. Se o posto se recusar, o consumidor pode formalizar uma denúncia ao Procon e à ANP, pelo telefone 0800 970 0267 ou no site www.anp.gov.br.

“O teste da proveta é simples e indica a quantidade de etanol anidro na gasolina, que pelas regras da ANP deve ser de 27% para as gasolinas comum e aditivada. Para as gasolinas premium, o valor é de 25%”, explica Pose.

Em uma proveta de 100ml, o frentista deve adicionar 50 ml de gasolina e 50 ml de uma solução feita de água e sal de cozinha. Depois de misturado, o etanol que estava na gasolina é transferido para a água. Após um repouso de 15 minutos, fica visível a separação dos líquidos, com a gasolina na parte superior da proveta.

O correto é que o líquido branco, resultante da mistura de água, sal e etanol, preencha um volume de 63 ml. Se o volume for superior a este, a gasolina foi adulterada. Veja, no video abaixo, como o teste deve ser feito:

Para se certificar da qualidade do etanol, verifique também as bombas de abastecimento. Elas têm um termodensímetro na lateral, que indicam a qualidade do etanol hidratado, que deve ser transparente, sem impurezas e sem coloração. A linha vermelha que marca a densidade do produto deve estar abaixo, ou no máximo no mesmo nível do combustível.

Também é possível ter indícios de que o combustível foi adulterado ou é de má qualidade pela observação das bombas. “A própria bomba de abastecimento já dá indícios de uma possível adulteração nos combustíveis. Todas devem estar lacradas e com informações exigidas pela ANP, que inclui CNPJ e endereço do posto, além do selo do Inmetro”, alerta Pose.

Foto ANP | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
6 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
vania 13 de agosto de 2023

Abasteci meu carro pela manha, dexei o carro estacionado após 9 horas quando fui ligar o carro, não pegou como de costume começou a sair funaça em grande quantidade cinza pelo escapamento com resíduos de agua e cheiro muito forte de queimado, enfim… motor fundiu (agua no oleo) tenho nta, foto e videos apontando os sintomas o que fazer?

Avatar
Luiiz 5 de abril de 2023

Vcs são pika malandro

Avatar
Antônio Junior 15 de fevereiro de 2020

No dia 14/02/2020 antes de abastecer solicitei os testes, não tinha galão de 20 litros vermelho com lacre do Inmetro, e o termômetro, bombas quase todas sem lacres, abasteci etanol minha suspeita paguei mais levando menos. Após a recusa em realizar os testes que a anp diz ser obrigatórios
Entrei em contato com a ANP que me informou que a que a autorização do posto em questão estava revogada. Anp só registra a denúncia que segue para uma outra equipe de fiscalização. Inconformado com a situação por não saber a procedência do combustível que estava no meu veículo fui orientado pelo o atendente da anp a acionar a pm, a pm chegando colheu um breve relato meu, e do gerente do posto e foi embora.
Lembramdo a pm sabia que a autorização de funcionamento do posto estava revogada mesmo assim nada fez.
Inconformado liguei no ipem-sp e para o meu desespero fui informado que a equipe está em falta devido a maioria dos funcionários estarem de férias. Conclusão o posto é 24hs está lucrando. É nois se fudendo.
Na próxima segunda irei no Celso rossomano denunciar essa palhaçada.

Avatar
Dalton 9 de junho de 2020

O certo é que não tem jeito não. O negócio é trabalhar e ter recursos pra consertar o carro na hora que precisa. Em tudo há corrupção e ela não irá acabar não. Tem que haver isso nos postos, com falta de fiscalização pra poder dar lucro tb pros autopeças e pras oficinas, e pra indústria de peças. Eu e você corremos o risco de com o estresse, ficarmos doentes, e alimentarmos a indústria farmacêutica. Então é viver a vida de boa pq polícia não resolve, procon não dá jeito e nem a ANP tá ligando pra isso não. Sou um cara super otimista com a vida, mas nesse quesito aí, sou bem realista. Acho que o pouco que podemos fazer, é verificar os detalhes na bomba, descritos ai na matéria.

Avatar
Gustavo 14 de outubro de 2021

Meu caro, entendo seu desespero, pois passo pela mesma situação e nos sentimos sem amparo. O que já fiz numa situação dessas, é ficar 1h no posto falando com todos os motoristas que chegavam para abastecer. A maioria foi embora. Isso é muito efetivo quando vc for lesado por algum estabelecimento.

Avatar
Cloveci 1 de outubro de 2019

Bom

Avatar
Deixe um comentário