Toyota nega garantia em Corolla que pegou fogo ‘do nada’
Versão esportiva do Toyota Corolla pegou fogo na estrada e marca coloca a culpa nos pneus fora do padrão para o modelo
Versão esportiva do Toyota Corolla pegou fogo na estrada e marca coloca a culpa nos pneus fora do padrão para o modelo
O proprietário de um Toyota GR Corolla passou por um grande susto que se transformou em uma grande dor de cabeça. Seu hatch esportivo pegou fogo repentinamente enquanto ele trafegava em uma rodovia. O episódio ocorreu na segunda quinzena de junho e foi gravado pela câmera de bordo do carro.
Após o incidente, ocorrido em uma estrada na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, o proprietário acionou a garantia da Toyota para repor seu automóvel. Mas a fabricante se negou a substituir o carro incendiado por um novo.
VEJA TAMBÉM:
O motivo segundo a Toyota seria o pneu utilizado no carro. Segundo a fabricante, o esportivo estava equipado com pneus que não poderiam trafegar além de 85 mph (137 km/h) e, de acordo com o relato do motorista, o carro estava acima deste limite.
Diante desta prerrogativa, a Toyota alega que nunca se deve dirigir acima do limite de velocidade. Para rodar acima dos 85 mph, seria necessário que as rodas estivessem calçadas com pneus de alta velocidade. Curiosamente, pneus com limite de 85 mph, nos Estados Unidos, geralmente são destinados a estepes e reboques.
A Toyota ainda orientou em sua resposta ao cliente que é necessário: “consultar um revendedor de pneus para determinar se os pneus do seu veículo são pneus de alta velocidade ou não antes de dirigir nessas velocidades. Com base em nossas descobertas de inspeção e nos fatos relacionados a este incidente, não podemos fornecer nenhuma assistência neste assunto”, aponta a japonesa.
No entanto, chama atenção que na inspeção feita pela Engineering Analysis Associates (EAA) no GR Corolla, o foi descoberto um furo no bloco, assim como resíduos de óleo na turbina, nos tubos de escapamento, no chassi e na parte inferior do bloco. Ou seja, o incêndio pode ter sido motivado por algum problema no bloco 1.6 turbo do hatch.
No entanto, a Toyota contesta que um relatório da Carfax, empresa de avaliação veicular, indica que em fevereiro foi registrado avarias nos para-lamas dianteiros, na frente e traseira do esportivo devido a uma colisão, ocorrido em fevereiro deste ano. Ou seja, o carro tinha sido avariado meses antes do incêndio e conclui: “com base em nossas descobertas de inspeção e nos fatos relacionados a este incidente, não podemos fornecer nenhuma assistência neste assunto.”
O Toyota GR Corolla é a versão esportiva do médio japonês, vendido com carroceria hatchback. O esportivo com tração integral é equipado com motor turbo 1.6 três cilindros de 304 cv e 37 kgfm de torque.
Além do motor nervoso, o GR Corolla conta com rodas BBS de 18 polegadas, freios e suspensão esportiva, assim como transmissão manual de seis marchas. No Brasil, a Toyota destinou apenas 99 unidades, que foram vendidas em duas versões Core (R$ 417 mil) e Circuit (R$ 462 mil).
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
O carro não tinha seguro normal não?
Obrigado pela notícia pq estava comprando esse motorzinho 1.6 que não aguenta o prometido e comprarei um Honda Type R!Quebrou a confiabilidade toyota
Sei lá, um bloco furado e óleo pra todo lado, turbina vazando, etc, me faz pensar que o dono mexeu no motor pra aumentar potência alterando a pressão do turbo e da bomba de combustível e o carro quase explodiu.
Não consigo imaginar o dono fuçando num carro caro desses e já bastante envenenado de fabrica. Muito menos botando 4 pneus estepes pra correr. Ou o cara é muito demente, mas se tratando de USA, é possível, ou a Toyota inventou qualquer coisa pra se esquivar da garantia, o que depois de tanta coisa errada, também é bastante possível.