Toyota lança tecnologia que vai aposentar o insulfilm

Nova tecnologia promete substituir películas nos vidros dos carros e aumentar conforto e segurança do motorista e dos passageiros

Century Toyota vista lateral
Toyota Century conta com janelas eletrocrômicas controlam a entrada de luz e escurecem sozinhas, eliminando a necessidade de película ou cortinas (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Júlia Haddad
Publicado em 24/06/2025 às 17h00

A Toyota quer acabar com o insulfilm nas janelas dos automóveis. E para isso desenvolveu uma nova tecnologia eletrocrômica que promete revolucionar a forma como lidamos com o ofuscamento e a privacidade a bordo. A marca é uma das primeiras montadoras a apostar na inovação, que estreia na nova versão do SUV de luxo Century.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Inspirada no funcionamento dos espelhos retrovisores anti-ofuscantes, a inovação começou a aparecer em modelos de luxo e já chama atenção por sua sofisticação e funcionalidade.

Essas janelas traseiras utilizam um gel eletrocrômico aplicado entre camadas de vidro. Com sensores de luz embutidos, o sistema detecta o brilho excessivo, como faróis altos de outros veículos, e escurece automaticamente a superfície, pode-lhe fazer lembrar dos brilhos adaptativos de eletrônicos. Quando a luz cessa, o vidro volta ao estado claro, garantindo conforto visual sem comprometer a visibilidade noturna.

A Toyota incorporou essa tecnologia ao Century para aumentar a segurança, eliminar a necessidade de acessórios extras como películas e criar um interior mais limpo, alinhado com o padrão refinado do modelo, que se posiciona como uma alternativa japonesa aos sedãs de alto luxo europeus.

O insulfilm inteligente

A Gentex, já reconhecida pelos espelhos eletrocrômicos, lidera o desenvolvimento dessas janelas inteligentes. A empresa projeta aplicá-las não apenas em sedãs de luxo, mas também em veículos equipados com HUDs, câmeras retrovisoras e sistemas de condução semiautônoma. A Toyota aposta em janelas inteligentes como diferencial para um público exigente, que valoriza conforto, sofisticação e inovação.

Embora ainda seja uma novidade, a expectativa é que a tecnologia de escurecimento automático se torne padrão nos próximos anos, com integração de inteligência artificial para adaptar a opacidade conforme as condições externas. Para quem gosta de tecnologia, conforto e inovação, essa pode ser a próxima funcionalidade indispensável dentro dos carros do futuro.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário