Toyota Mirai bate recorde ao rodar 1.360 km sem “reabastecer”
Modelo elétrico com tecnologia de célula de hidrogênio entrou para o Guinness Book ao concluir viagem de dois dias na Califórnia
Modelo elétrico com tecnologia de célula de hidrogênio entrou para o Guinness Book ao concluir viagem de dois dias na Califórnia
O Toyota Mirai acaba de entrar para o Guinness Book, que registra recordes mundiais, ao rodar nada menos que 1.360 km sem reabastecer. Vale lembrar que o modelo não utiliza motor a combustão, e sim propulsão elétrica: só que, em vez de baterias, a eletricidade é gerada por uma reação química à base de gás de hidrogênio.
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A quebra do recorde ocorreu no estado da Califórnia, nos Estados Unidos, sendo que o Toyota Mirai precisou de dois dias para concluir o percurso. O veículo partiu da localidade de Gardena e percorreu 761 quilômetros até San Isidro pela Pacific Coast Highway, passando pelas cidades turísticas de Santa Monica e Malibu.
No segundo dia, o veículo retornou para Gardena, mas seguiu outra roda: o itinerário de 598 quilômetros cruzou toda rodovia que liga San Diego a Los Angeles. Ao final da jornada, técnicos do Guinness atestaram que o Toyota Mirai não foi reabastecido e confirmaram a quebra do recorde.
Durante a quebra do recorde, o Toyota Mirai consumiu 5,65 quilos de hidrogênio e não emitiu qualquer tipo de gás poluente: apenas vapor d’água saiu pelo escapamento. De acordo com a Toyota, um carro com motor a combustão teria expelido aproximadamente 301 quilos de CO2 na atmosfera ao percorrer o mesmo trajeto.
O novo recorde mundial do Toyota Mirai foi estabelecido entre os últimos dias 23 e 24 de agosto. Porém, não foi a primeira vez que o modelo percorreu grandes distâncias sem reabastecer: em maio de 2021, ele já havia concluído um percurso de 1.003 quilômetros na França.
Em vez de recargas em tomadas, veículos com tecnologia semelhante à do Toyota Mirai precisam de hidrogênio pressurizado. Trata-se de um procedimento parecido com o reabastecimento dos veículos à combustão: a diferença é que o hidrogênio tem manuseio bem mais complicado que o dos combustíveis líquidos.
Outra dificuldade é a escassez de pontos de recarga, mesmo nos países desenvolvidos. Por isso, é essencial que os veículos movidos a hidrogênio ofereçam grande autonomia enquanto a infraestrutura de recarga não for completamente instalada.
Carro movido a hidrogênio é alternativa possível e sustentável: Boris Feldman explica!
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Costumo fazer o trajeto de Belém Pa. até Fortaleza Ce.(1.600 km) em 16 horas com carro movido a gasolina então acho que falta velocidade para esse carro e isso é um ponto muito importante para que uma viagem longa não se torne excessivamente cansativa.
Não sou grande conhecedor de carro, minha carta é de 1976.
Achei a tecnologia muito avançada, mas é o futuro chegando já na frente, tive uma picape Toyota, das antigas, ano 1999, é muito carro, coisa linda, me sentia mais feliz.
Tá beleza, a distância percorrida só alegria, mas…
Qual a velocidade média que realizou o percurso?
Porque eles pode ter quebrado o recorde de baixa velocidade em vias urbanas também.
Veja bem, no primeiro dia rodou 761 km e no segundo dia rodou 598.
Se rodou 8 horas por dia, da uma média de 95km/h e 75km/h em cada dia.
O melhor carro do mundo já tive 5 Corolla entre 2006 e 2009 se eu pudesse eu comprava um desse aí mas quem sabe um dia Deus proverá
Gostaria de ter um mas é muito caro Gustavo da Toyota tenho um Auris e uma carrinha
Caro? É um investimento a médio prazo pelo que se economiza com combustível fóssil. E não é poluente. Com essa crise econômica do corona & fique em casa até gol custa 90mil… muito caro, e sem custo & beneficio.