Toyota registra nova patente do Celica na Rússia

A Toyota registrou nomes como Celica, Carina e Alphard na Rússia para proteger suas marcas icônicas, apesar de não operar no país

toyota celica gt four rc 1991 vermelho
O Toyota Celica foi um ícone dos ralis e deixou de ser produzido em 2006 (Foto: Toyota | Divulgação)
Por Tom Schuenk
Publicado em 12/12/2025 às 15h00

A Toyota acaba de registrar novos modelos de automóvel na Rússia, e entre elas aparece o nome do Celica, chamando a atenção dos fãs. Além dele, a montadora também registrou os nomes “Raize”, “Alphard”, “Carina” e “Vellfire” no órgão russo de patentes. O Rospatent é o órgão oficial no país que garante os direitos exclusivos sobre os nomes até 2035.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Embora o registro do nome Celica tenha gerado grande entusiasmo, a Toyota provavelmente não voltará ao mercado russo por agora. Desde que suspendeu suas operações na Rússia por conta da guerra na Ucrânia, a montadora tem registrado várias marcas no país apenas por precaução.

A prática é até bem comum, ja que com isso, a empresa busca proteger e impedir que empresas locais usem seus nomes, evitando pirataria e falsificações. Desde 2022, a Toyota já fez 86 pedidos de registro na categoria automotiva no Rospatent.

O legado do Celica e a especulação global

O nome Celica chamou mais atenção por ter sido um dos esportivos mais importantes da história da Toyota. Lançado em 1970, foi um sucesso nas décadas seguintes e um ícone nos ralis, especialmente com as versões GT-Four. Em 2006, encerrou sua produção e deu fim a uma era de história marcada por sucesso. No entanto, o registro na Rússia alimenta a especulação global sobre um possível retorno do modelo.

toyota celica gtfour wrc shutterstock
O Celica foi o carro que sedimentou o caminho da Toyota no WRC, tendo dado dois títulos ao espanhol Carlos Sainz (Foto: Shutterstock)

No mesmo período, a Toyota deu entrada em um pedido de registro para o nome GR MR2 no escritório de patentes japonês. Todos esses fatos sugerem que a montadora pode estar estudando o retorno de esportivos lendários, e que a divisão Gazoo Racing (GR) pode liderar esses projetos.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário