Toyota: sistema detecta passageiros por batimentos cardíacos
O projeto Genesis, da NASA foi a inspiração para a realização desse novo sistema de segurança desenvolvido pela Toyota
O projeto Genesis, da NASA foi a inspiração para a realização desse novo sistema de segurança desenvolvido pela Toyota
Os veículos da modernidade estão cada vez mais tecnológicos e seguros. Mantendo esse padrão, a Toyota iniciou um novo conceito de sistema de segurança, capaz de detectar passageiros pelos batimentos cardíacos.
O Cabin Awareness está sendo testado pelo centro de tecnologia independente da montadora, o Toyota Connected North America (TCNA), que fica no Texas. Ele promete ser melhor e mais eficiente do que sistemas atuais, evitando assim o esquecimento de crianças e pets no interior do carro.
VEJA TAMBÉM:
O conceito, inspirado no projeto Genesis, usa um único radar de ondas milimétricas de alta resolução em seu funcionamento. Este sensor capta todos os tipos de movimentos provindos de dentro da cabine do Toyota. Podem ser reconhecidos toques, movimentos de inspiração e expiração e é claro, batimentos cardíacos.
A TCNA foi a primeira a testar um protótipo do novo sistema de segurança da Toyota, na última terça-feira.
Caso o sistema detecte a presença de alguém no interior do carro, é indicado o incidente no painel do veículo. A buzina e o pisca alerta também são disparados e pode até ser enviado notificações para o celular do proprietário do automóvel e de outras pessoas cadastradas. Se nenhum dos avisos forem respondidos, o Toyota entra em contato com as autoridades.
O novo sistema de Segurança vai além dos métodos já existentes que detectam o peso do passageiro ou utilizam câmeras internas para filmar a cabine. Estas tecnologias podem não reconhecer uma criança debaixo de um cobertor ou um animal no chão do carro. Os abandonados podem até falecer por falta de oxigênio, caso deixados no interior de um veículo fechado.
Alguns carros mais modernos já possuem a capacidade de reconhecer se o motorista está dormindo. O sistema registra as reações do motorista no início da viagem e vai acompanhando sua atitude durante o percurso. Se ele perceber uma reação mais lenta do motorista e um risco de acidente causado pelo cansaço, uma xícara de café acende no painel.
Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |