Toyota irá substituir 100 mil motores de graça

Os motores da Toyota podem ter sido contaminados por detritos mecânicos, devido à má limpeza das peças durante a montagem

A montadora recebeu mais de 800 reclamações de garantia (Foto: Toyota | Divulgação )
Por Pedro Januzzi
Publicado em 27/07/2024 às 15h02

A Toyota encontrou uma solução não convencional para o problema de motores defeituosos descobertos em picapes Tundra e SUVs Lexus LX nos Estados Unidos. Em vez de realizar reparos, a montadora decidiu substituir os motores de 102.092 veículos, e o fará gratuitamente para os proprietários.

Dois meses atrás, a empresa identificou que dezenas de milhares de motores V6 de 3,4 litros instalados na Tundra e no Lexus LX podem ter sido contaminados por detritos mecânicos, devido à má limpeza das peças durante a montagem.

VEJA TAMBÉM:

Esses detritos podem causar perda de potência, interrupções no funcionamento ou até falhas completas do motor. A Toyota também alertou que esses problemas aumentam o risco de acidentes, embora não tenha registrado nenhum acidente relacionado até o momento.

Recall da Toyota

A montadora recebeu mais de 800 reclamações de garantia nos Estados Unidos devido a motores de baixa qualidade. Sem uma solução viável para reparo, a Toyota optou por uma medida radical: o recall para substituição dos motores. A ação envolve 98.568 picapes Tundra produzidas entre novembro de 2021 e fevereiro de 2023, e 3.524 Lexus LX 600 fabricados entre julho de 2021 e novembro de 2022.

Além disso, no início do verão, a Toyota anunciou um recall na Rússia relacionado ao Lexus LX, abrangendo os modelos LX 500d e LX 600, além do Toyota Land Cruiser 300. Nesses veículos, foi identificado um problema na caixa de câmbio, onde os SUVs podem continuar em movimento mesmo após o seletor de transmissão ser colocado em “neutro”. Na Rússia, 3.864 SUVs foram recolhidos, enquanto nos Estados Unidos, mais de 280 mil veículos serão submetidos ao mesmo serviço de recall.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
8 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Osvaldo Matsumoto 28 de julho de 2024

Realmente fantástico! A Toyota admitiu sua falha!?!? Coisa que geralmente não faz! A Toyota sempre encobriu seus erros e tem um pessimo atendimento em suas concessionárias!!!

Avatar
EDISON KAGAMIDA 9 de outubro de 2024

Por um acaso você já comprou um toyota para falar mau do atendimento?

Avatar
CATIA ROSALINA PRINCIPE 28 de julho de 2024

Tenho uma sw4 2010 4×4 diesel gostaria de saber se tem algum recol para esse modelo?

Avatar
Joao machado 28 de julho de 2024

O próximo recall será a troca de todos chassis das Toyota Hilux.

Avatar
Jorge Nicolau 28 de julho de 2024

Um milagre a Toyota fazer isso de livre e espontânea vontade. Para fazer o Recall dos Corollas que aceleravam sozinhos e matavam vários ocupantes foi preciso a justiça obrigar. Tem também o caso das hilux que foram as últimas camionetes do mercado a oferecerem os controles de tração e estabilidade e que quando passou a equipar suas camionetes com este dispositivo eles não eram eficientes, o que causou um Recall mundial que foi esquecido no Brasil, ou melhor, foi esquecido na América do Sul, tanto que a hilux é apelidada de tomboyota, tombilux capotalux.

Avatar
Francisco 28 de julho de 2024

Se fosse aqui ela certamente teria má vontade até em trocar peças.

Avatar
Marcelo 28 de julho de 2024

Se é a GM ou Ford, iriam calcular quantos processos poderiam sofrer e caso o custo fosse menor, os motores defeituosos continuariam por aí. Essa é a diferença entre um japonês e um americano ou alemão

Avatar
Daniel 28 de julho de 2024

Um modo de sabermos um pouco mais, a respeito da seriedade no modo da Toyota lidar com os seus produtos, respeitando seus clientes.

Avatar
Deixe um comentário