Transferência de veículo sem cartório: governo prevê processo 100% digital

O governo federal estuda migrar toda a transferência de veículos para a Carteira Digital de Trânsito, incluindo autovistoria pelo celular

transferencia de veiculos compra venda shutterstock
A nova regra deve ser anunciada em cerimônia no Palácio do Planalto, reforçando a pauta de modernização digital (Foto: Shutterstock | Reprodução)
Por Tom Schuenk
Publicado em 11/12/2025 às 15h00

O governo federal, após anunciar mudanças para baratear a obtenção e renovação da CNH, já entrou em novas etapas visando a desburocratização da transferência de veículos. O plano é migrar todo o processo para dentro da Carteira Digital de Trânsito (CDT), eliminando as etapas presenciais e reduzindo custos e riscos de golpe.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

A lógica da proposta é acabar com a obrigatoriedade de ir pessoalmente ao Detran ou a um cartório. A ideia se inspira no modelo das seguradoras que já permitem autovistoria por fotos via app.

A nova transferência digital na CDT incluiria:

  • Autovistoria feita pelo próprio proprietário no celular;
  • Upload de fotos e documentos diretamente no aplicativo;
  • Reconhecimento eletrônico da transferência, sem cartório;
  • Pagamento integrado na plataforma.

Assim, o app da CDT permitiria que tudo fosse registrado e conferido digitalmente, dando mais segurança jurídica para ambas as partes.

Benefícios para motoristas e estratégia política

A medida promete uma redução muito significativa do custo total da transferência, eliminando as tarifas de vistoria, deslocamento e reconhecimento de firma. Além disso, o processo que antes levava dias agora poderá ser concluído em poucas horas.

A medida se alinha com a estratégia do governo de adotar ações práticas e populares, com alto alcance e custo relativamente baixo, tudo visando uma redução no desgaste e fortalecimento da pauta de modernização digital do setor público. As mudanças não dependem de lei, bastando apenas regulamentação do Contran.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Marmould All Zarckwa All Mohamed Alixandre 11 de dezembro de 2025

Ótima notícia!

Espero que seja dentro da maior brevidade possível! E, principalmente, acabar com os serviços notarias e de registro em um futuro próximo! Afinal quem precisa de cartório. sendo que tudo isso seja feito de maneira correta, segura e eletrônica? Que essa iniciativa seja repassado o quanto antes. Meu sonho, cartório serão extintos!!

Avatar
Deixe um comentário