O governo federal estuda migrar toda a transferência de veículos para a Carteira Digital de Trânsito, incluindo autovistoria pelo celular
O governo federal, após anunciar mudanças para baratear a obtenção e renovação da CNH, já entrou em novas etapas visando a desburocratização da transferência de veículos. O plano é migrar todo o processo para dentro da Carteira Digital de Trânsito (CDT), eliminando as etapas presenciais e reduzindo custos e riscos de golpe.
VEJA TAMBÉM:
A lógica da proposta é acabar com a obrigatoriedade de ir pessoalmente ao Detran ou a um cartório. A ideia se inspira no modelo das seguradoras que já permitem autovistoria por fotos via app.
A nova transferência digital na CDT incluiria:
Assim, o app da CDT permitiria que tudo fosse registrado e conferido digitalmente, dando mais segurança jurídica para ambas as partes.
A medida promete uma redução muito significativa do custo total da transferência, eliminando as tarifas de vistoria, deslocamento e reconhecimento de firma. Além disso, o processo que antes levava dias agora poderá ser concluído em poucas horas.
A medida se alinha com a estratégia do governo de adotar ações práticas e populares, com alto alcance e custo relativamente baixo, tudo visando uma redução no desgaste e fortalecimento da pauta de modernização digital do setor público. As mudanças não dependem de lei, bastando apenas regulamentação do Contran.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Ótima notícia!
Espero que seja dentro da maior brevidade possível! E, principalmente, acabar com os serviços notarias e de registro em um futuro próximo! Afinal quem precisa de cartório. sendo que tudo isso seja feito de maneira correta, segura e eletrônica? Que essa iniciativa seja repassado o quanto antes. Meu sonho, cartório serão extintos!!