Transporte público gratuito para autistas é projeto de Lei
Além do acesso sem custos será assegurado assento especial e adaptado com reguladores de luz e lâmpadas de sinalização por LED
Além do acesso sem custos será assegurado assento especial e adaptado com reguladores de luz e lâmpadas de sinalização por LED
Mais uma luta a ser conquistada pelos cidadãos com necessidades especiais. O Projeto de Lei 2090/22 garante aos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) gratuidade dos transportes coletivos públicos. Nesta situação será assegurado o assento especial e adaptado com reguladores de luz e lâmpadas de sinalização por LED. Tudo isso para garantir o direito do cidadão, cumprindo com suas necessidades.
A proposta altera a Lei 12.764/12, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, e inclui o transporte público integral e gratuito como um direito dessas pessoas.
VEJA TAMBÉM:
Pela legislação, o autista é considerado pessoa com deficiência e, portanto, tem direito ao passe livre no sistema de transporte coletivo interestadual, desde que comprove baixa renda.
O autor, deputado Milton Vieira (Republicanos-SP), justifica que o direito ao transporte gratuito é importante, inclusive, para o tratamento na saúde dos portadores de autismo.
A gratuidade não se aplica aos serviços de transporte seletivos e especiais, quando prestados paralelamente aos serviços regulares.
Tramitação
A proposta será analisada em caráter conclusivo pelas comissões de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência; de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Além das políticas públicas, que são fundamentais para a inclusão das minorias, o setor automotivo também traz propostas para facilitar o acesso de todos.
A Ford vem desenvolvendo um robô que recarrega carros elétricos sem que o motorista tenha que plugar o carregador ao carro de forma mecânica. A tecnologia basta que o automóvel seja parado com a entrada de energia próxima ao carregador que eles se conectam automaticamente. O novo sistema assiste pessoas com baixa mobilidade que precisam abastecer.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |