Trem-bala ligando Rio de Janeiro a São Paulo é autorizado pela ANTT

A ANTT autorizou que uma empresa privada construa o trem-bala ligando as capitais, mas o local das estações causou polêmica

shutterstock tgv trem bala franca em estacao
O trem deverá fazer o trajeto em 85 minutos (Foto: Shutterstock)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 23/02/2023 às 16h03
Atualizado em 28/06/2023 às 15h27

Prometido para a Copa do Mundo de 2014, o trem-bala que liga a cidade do Rio de Janeiro (RJ) a São Paulo (SP) finalmente está com uma previsão de sair do papel. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o pedido da construção dessa linha férrea de alta velocidade.

Essa decisão foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (22) e permitiu a construção através do modelo de autorização. A empresa responsável por fazer o trem-bala é a TAV Brasil Empresa Brasileira de Trens de Alta Velocidade. Ela terá o prazo de 99 anos para explorar a estrada de ferro.

VEJA TAMBÉM:

A estação de São Paulo está prevista para ficar na Zona Norte, enquanto a do Rio de Janeiro será na região de Santa Cruz. O tempo estimado da viagem entre as capitais via trem-bala é de 85 minutos. Segundo muitos internautas, a parte mais demorada desse viagem será chegar às respectivas estações de trem, já que ficam distantes dos centros dessas cidades.

A escolha desses locais para as estações foi feita para facilitar as obras e reduzir custos. Existe a possibilidade de terem estações no meio do caminho, em São José dos Campos (SP) e Volta Redonda (RJ). A previsão de início das operações é para 2032. Seria um indício de que a Copa do Mundo de 2034 será no Brasil?

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
5 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Nakamura 23 de fevereiro de 2023

No dia que só tiver veículos elétricos, vai ser a salvação pra muitos porque o preço de carro elétrico vai ser pra poucos. Só resta saber a segurança (polícia, etc) pessoal pra se seguir dentro de um vagão até RJ e se não vai ter transporte de ilícitos

Avatar
Sebastião 23 de fevereiro de 2023

Sabe quando vai sair do papel esse projeto? Nunca!

Avatar
Peterson 23 de fevereiro de 2023

Isso vai ser como o rodo anel, quando terminar, já vai estar obsoleto.

Avatar
Stive 27 de fevereiro de 2023

Pode ser que surjam trens-bala com bateria de estado sólido até lá

Avatar
Flávio Bento de Faria 23 de fevereiro de 2023

Espero que esse projeto seja o início da volta de investimentos na malha ferroviária abandonada por décadas nesse pais onde passou a investir nas rodovias. Países desenvolvidos investem em ferroviária tanto para comércio como para turismo. Ferrovias é mais barato de manter e seguro! Senhores governantes, parem de pensar apenas em seus bolsos e comecem a servir ao povo!

Avatar
Deixe um comentário