Trump é a favor de carro elétrico, mas só por causa de Elon Musk
Depois de inúmeras críticas e afirmar que esse tipo de veículo é uma “farsa”, candidato à presidência volta atrás graças ao apoio do CEO da Tesla
Depois de inúmeras críticas e afirmar que esse tipo de veículo é uma “farsa”, candidato à presidência volta atrás graças ao apoio do CEO da Tesla
O ex-presidente dos Estados Unidos, que em breve vai concorrer à presidência, pagou a língua sobre um assunto bastante polêmico no seu país, o carro elétrico. Donald Trump teve que voltar atrás em várias de suas falas graças ao CEO da Tesla, Elon Musk.
O republicano é conhecido como um crítico ferrenho dos veículos elétricos, mas em comício realizado no estado da Geórgia ele disse que agora não tem outra “escolha” a não ser dar seu apoio aos veículos elétricos. Isso tudo, pois Musk, atualmente o homem mais rico dos EUA, resolveu apoiar o candidato após o atentado contra a sua vida que aconteceu no mês passado.
VEJA TAMBÉM:
Trump afirmou: “sou a favor de carros elétricos. Tenho que ser porque, você sabe, Elon me apoiou muito fortemente. Então, não tenho escolha”.
Entretanto, apesar desse suporte, o ex-presidente não foi muito incisivo e fez questão de destacar que esse tipo de veículo deve representar uma “pequena fatia” da indústria mais ampla, e acredita que há um lugar para diferentes tipos de motorização, como foi relatado pelo jornal The Guardian.
O candidato pontuou:
Você quer ter carros movidos a gasolina, você quer ter híbridos, você quer ter todo tipo de carro. Nem todo mundo precisa ter um carro elétrico. Eu disse isso a ele [Elon]. Então, vamos nos livrar desse mandato, se você não se importa. Algumas pessoas querem carros movidos a gasolina, algumas pessoas querem um híbrido e algumas pessoas gostam de um carro elétrico.”
Essa postura de Trump é bem mais moderada do que suas antigas manifestações, como sua postagem na plataforma Truth Social em dezembro do ano passado, em que ele sugeriu que a “ loucura dos carros totalmente elétricos” era uma das formas pelas quais os líderes políticos estavam tentando destruir os Estados Unidos.
Donald Trump anteriormente também usou os planos de expansão de Biden para a rede de carregamento público como objeto de crítica e afirmou que Michigan poderia perder toda a sua indústria automobilística para a China. Ele ainda rotulou o carro elétrico como uma “farsa” e disse que eles levariam a cortes generalizados de empregos nos Estados Unidos.
Em maio deste ano, o presidente dos EUA, Joe Biden, impôs uma tarifa astronômica de 100% sobre os carros elétricos importados da China. Na prática, isso significa que lá os carros elétricos chineses custam o dobro.
Essa foi uma medida para dificultar a entrada das montadoras chinesas no mercado norte-americano de elétricos, que é dominado pela Tesla. Na época, Musk inclusive disse à Reuters que, assim como o governo, também é contra a disseminação dos carros elétricos chineses: “Se não forem estabelecidas barreiras comerciais, elas [montadoras chinesas] praticamente demolirão a maioria das outras empresas automobilísticas do mundo”
Dessa forma, com essa taxação, a Tesla mantém com tranquilidade sua dominância no mercado de elétricos dos EUA.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |