Van elétrica da Kia bate recorde mundial de distância rodando carregada

Marca sul-coreana topou desafio de quebrar recorde mundial para provar capacidade da van elétrica PV5 de servir a fretes convencionais

Kia PV5
Kia PV5 durante o teste derradeiro na Alemanha (Foto: Kia | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 28/10/2025 às 22h00

A Kia PV5 acaba de entrar para o Guinness World Records ao alcançar a maior distância percorrida por uma van elétrica leve, com carga máxima, sem para recarregar.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

O utilitário percorreu 694 km, utilizando apenas sua bateria de 71 kWh. A tentativa partiu em Frankfurt (Alemanha), sob a supervisão de fiscais e de uma juíza do Guinness World Records. Antes da saída, foram realizadas inspeções rigorosas, pesagem da van carregada e o lacre do compartimento de carga e da porta de carregamento. Toda a ação foi registrada em vídeo.

VEJA TAMBÉM:

A viagem

O recorde consistia em dirigir o veículo de 100% a 0% de bateria, com o peso total autorizado ocupado, sem paradas significativas. A proposta do feito buscou não apenas demonstrar eficiência energética, mas também reforçar o propósito das vans elétricas: serem úteis, práticas e capazes de cumprir seu papel mesmo em condições exigentes de trabalho.

O jornalista encarregado da missão havia conduzido a PV5 apenas uma vez antes da prova e sequer conseguiu fazer um reconhecimento completo da rota devido a contratempos de viagem.

Apesar disso, partiu quase ao meio-dia de Frankfurt enfrentando trânsito moderado, trechos urbanos e estradas com variações de altitude — fatores que afetaram o consumo de energia e exigiram direção precisa e econômica.

Kia PV5
Kia PV5 (Foto: Kia | Divulgação)

Nada disso foi por acaso: a ideia era replicar cenários do mundo real, com trechos urbanos e rodoviários, paradas obrigatórias em cruzamentos e ganho de altitude de 370 metros.

O jornalista precisou equilibrar cuidadosamente aceleração, frenagem e velocidade constante, sem utilizar ar-condicionado ou sistemas de entretenimento.

Com o avanço das horas e o aumento do tráfego, motoristas locais demonstraram impaciência com o ritmo reduzido do PV5. Para minimizar conflitos, a equipe providenciou adesivos explicando a tentativa de recorde e incentivando ultrapassagens com segurança.

No fim, a jornada foi dividida em dois dias de viagem, que endossaram as pretensões comerciais da van. Segundo técnicos da Kia, adicionar 100 kg de carga útil reduz a autonomia da PV5 em apenas 1,5%.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário