Vereadores do Rio aprovam lei para aumentar os táxis da cidade

Diante do aumento do transporte individual, Rio de Janeiro deverá emitir mais licenças de táxis aos motoristas interessados

Taxis Rio de Janeiro
Atualmente, há 1 táxi para cada 193 moradores do Rio de Janeiro (Foto: Prefeitura do Rio de Janeiro | Divulgação)
Por Júlia Haddad
sob supervisão de Eduardo Passos
Publicado em 24/10/2025 às 06h00

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, nesta terça-feira (21), um projeto de lei que aumenta a quantidade de táxis na cidade. O PLC 176/2024 prevê que haja um táxi para cada 180 habitantes na cidade — atualmente são 1 para cada 193.

Participe do nosso Canal no WhatsApp

Segundo dados do IBGE, o Rio de Janeiro tem 6.211.223 habitantes. Logo, seriam 2.324 novas licenças a serem emitidas pelo poder público. Ao todo, o Rio passará a contar com 34.506 táxis nessa proporção.

O autor do projeto, vereador Marcio Ribeiro (PSB), defendeu que a atualização é necessária diante das transformações demográficas e do aumento da demanda por transporte individual. “Esse projeto é muito importante para as pessoas que há anos se dedicam ao transporte na cidade e sonham em dirigir seu próprio táxi. Esperamos que o prefeito sancione a medida o quanto antes”, afirmou.

Agora a proposta será apreciada pelo prefeito Eduardo Paes, que pode sancioná-la ou vetá-la.

VEJA TAMBÉM:

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário