Volkswagen irá abandonar os plásticos duros

A aposta da marca alemã é no tecido, que permite fazer as peças do interior com custo menor e passando um aspecto melhor

volkswagen id 2all interior
Repare no painel de porta todo em tecido (Foto: Volkswagen | Divulgação)
Por Eduardo Rodrigues
Publicado em 30/09/2024 às 09h00

Desde os anos 70 que o plástico se tronou o principal material visto no interior dos carros, colocando fim no metal pintado. Isso é uma grande fonte de crítica em muitos carros, principalmente nos da Volkswagen.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

A revista britânica Top Gear entrevistou Andy Mindt e Christian Schreiber, que chefiam o design da marca e comentaram sobre os planos para o futuro dos carros. Um deles é de trocar o plástico duro por tecido, para simplificar o processo de produção e diferenciar seus carros.

volkswagen id 2all
O ID.2all aponta o futuro para a marca (Foto: Volkswagen | Divulgação)

VEJA TAMBÉM:

A ideia é tornar as cabines simples e práticas, sem grandes firulas. Schreiber diz que o foco é usabilidade e tornar o carro mais sustentável.

O exemplo dado foi o painel da porta, que atualmente é feito em três peças de plástico. Com o tecido a Volkswagen irá conseguir produzir o componente com apenas uma peça de tecido.

A Volkswagen está tentando criar uma imagem de ser uma marca do bem, para apagar a má fama que veio com o escândalo do Dieselgate. O uso do tecido no lugar dos plásticos ajudará a melhorar o aspecto do interior, a qualidade percebida pelos proprietário e terá esse bônus de ser mais sustentável que um produto com origem no petróleo.

O conceito ID.2all parece adiantar essa tendência. Nos fotos divulgadas é possível notar o painel, as portas e o console todos cobertos por tecido. A ausência do plástico duro e simples que a marca usa em compactos tornou a cabine do conceito mais aconchegante.

Uma marca que apostou forte em materiais reciclados para os interiores foi a Volvo. O acabamento do novo EX30 tem origem em garrafas PET, tecidos e até mesmo jeans reutilizados. Presencialmente o aspecto é positivo e não passa simplicidade.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário