Pedal do freio de plástico? Tem perigo de quebrar?

Por BORIS FELDMAN07/05/18 às 21h30

Um ouvinte está com medo de quebrar o pedal do freio do carro dele durante uma freada mais forte. Mas, afinal, qual é razão para o uso também do plástico nos pedais?

[TRANSCRIÇÃO]

O ouvinte do AutoPapo reclama dos pedais do automóvel que acabou de comprar, não disse qual. Essa pra mim é novidade. O que é que ele tem contra os pedais? Ele diz que são de plástico e está preocupado de quebrar o pedal ao frear o carro. Mas, pode ficar despreocupado, porque o revestimento externo de plástico, mas a alma, a estrutura do pedal é de aço. E as fábricas vêm procurando colocar plástico no lugar de metal, em todos os lugares possíveis do automóvel, pela tendência da indústria automobilística mundial de reduzir o peso. Quanto mais leve um carro, tanto melhor seu desempenho, consumo, emissões, freios, e até estabilidade.

O aço, que marcava presença com fartura nos automóveis antigos, está sendo substituído por chapas do próprio aço, de menor espessura, plástico fibra de carbono,alumínio e outros materiais mais leves e, às vezes, até mais resistentes. Até a troca das lâmpadas convencionais pelos leds também significa redução de peso e,no final das contas, tudo isso somado significa uma redução de 10% a 20% no peso do automóvel. Nesses grandalhões sofisticados já se conseguiu uma redução de até 300 quilos.

quebrar o pedal do freio
Brake and accelerator pedal of automatic transmission car

Foto | Shutterstock

Boris Feldman

Jornalista e engenheiro com 50 anos de rodagem na imprensa automotiva. Comandou equipes de jornais, televisão e apresenta o programa AutoPapo em emissoras de rádio em todo o país.

Boris Feldman

0 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Deixe um comentário