Volkswagen lança Taigo, ‘irmão gêmeo’ do Nivus, na Europa
Os dois modelos são praticamente idênticos e resultam do mesmo projeto: similar europeu, porém, tem algumas exclusividades
Os dois modelos são praticamente idênticos e resultam do mesmo projeto: similar europeu, porém, tem algumas exclusividades
A Volkswagen apresentou oficialmente nesta quinta-feira (29) o Taigo: trata-se, grosso modo, do Nivus, já bem conhecido pelo consumidor brasileiro, com modificações pontuais para o mercado europeu. Ambos os modelos utilizam a mesma carroceria e são baseados no Polo, com o qual compartilham portas, para-brisa e painel. A plataforma é a MQB, sobre a qual baseiam-se praticamente todos os produtos atuais da marca alemã.
VEJA TAMBÉM:
Externamente, as maiores diferenças entre os irmãos gêmeos da Volkswagen, Nivus e Taigo, está, literalmente, na iluminação: o modelo europeu traz um filete iluminado por LEDs na grade dianteira, interligando os faróis. No Brasil, esse recurso estreará no SUV médio Taos. Na traseira, a régua preta que une as lanternas também traz LEDs.
Entre os equipamentos, o Volkswagen Taigo também abre vantagem em relação ao Nivus. Para o mercado europeu, o veículo oferece itens como controle de cruzeiro adaptativo capaz de parar e arrancar em situações de trânsito lento, com tecnologias de reconhecimento de placas e de assistência de permanência em faixa.
Há ainda teto solar, ar-condicionado com duas zonas de temperatura e carregador sem fio para celular. Para não dizer que o Taigo é melhor em tudo, a central multimídia dele tem tela ligeiramente menor, de 9,2 polegadas, ante 10 polegadas no Volkswagen nacional.
Sob o capô, o Volkswagen Taigo exibe o mesmo motor 1.0 TSI do Nivus, mas com potências menores: há opções com 95 cv ou 110 cv. Por outro lado, só o modelo europeu dispõe do 1.5 TSI de 150 cv, que equipa a versão esportiva R-Line. Nela, o câmbio é automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Há de se reconhecer que o Volkswagen Taigo é um dos raros casos de automóveis que chegaram ao Brasil antes de desembarcarem no Velho Continente: não custa lembrar que ele e o Nivus são frutos do mesmíssimo projeto. O desenvolvimento, inclusive, ocorreu majoritariamente na América do Sul. O design foi um trabalho conjunto dos irmãos José Carlos Pavone e Marco Pavone.
O Taigo é o primeiro o primeiro veículo da Volkswagen na Europa com carroceria ao estilo cupê, com a coluna C bastante inclinada, no segmento segmento de SUVs compactos. A produção local ficará a cargo da unidade industrial de Pamplona, na Espanha.
Esportividade do Volkswagen Nivus é puro marketing! Assista à análise de Boris Feldman!
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Parabéns aos brasileiros que fizeram o Nivus/Taigo, o mais bonito Volkswagen da atualidade. O design é equilibrado, elegante e jovial ao mesmo tempo. Lembro que também foram brasileiros que bolaram o SP2, o carro mais bonito que a Volks já fez no Brasil. Pena que o Nivus não tenha o motor de 150 HP que só tem no Taigo na Europa.