Este é o VW Golf GTi que foi criado para um designer famoso
O italiano Giorgetto Giugiaro foi o pai do Gol, do Fiat Uno e de outros carros que entraram para a história, mas esse GTi foi um pedido especial
O italiano Giorgetto Giugiaro foi o pai do Gol, do Fiat Uno e de outros carros que entraram para a história, mas esse GTi foi um pedido especial
O designer Giorgetto Giugiaro foi autor de carros que já entraram na história. Apesar desse histórico, a única vez em que ele ganhou um carro de presente de uma montadora foi com esse Volkswagen Golf GTi das fotos.
Giugiaro desenhou a primeira geração do Golf, que foi um carro icônico por causa de suas linhas retas e por ter sucedido o Fusca. A versão GTi marcou mais uma vez por ser o pai dos hot hatches, que uniram o desempenho com a praticidade de um carro urbano.
VEJA TAMBÉM:
De acordo com o portal The Autopian, a Volkswagen ofereceu um carro para o designer, que precisava de algo familiar para usar no dia a dia. Por ser um entusiasta, sua escolha foi o Golf GTi. Porém ele queria um carro de quatro portas, tanto pela praticidade quanto por achar mais bonito.
O Golf GTi era oferecido apenas como duas portas, mas a Volkswagen fez um com quatro portas especialmente para Giugiaro. O designer aproveitou para fazer outra exigência: os para-choques maiores do modelo vendido nos EUA.
A legislação norte-americana exigia que o carro fosse capaz de sofrer uma batida em velocidades até 8 km/h sem sofrer danos. Por isso, todo veículo vendido por lá a partir de 1974 portava para-choques enormes, muitas vezes destoando do desenho original.
No caso do Golf GTi havia o agravante desses para-choques serem cromados, o padrão no esportivo no mercado europeu era pintado em preto. A vantagem é que Giugiaro não precisava se importar com pequenas batidas comuns no trânsito urbano intenso das cidades italianas.
A última mudança nesse Golf GTi foi a adição de emblemas com o nome de Giugiaro nos para-lamas. Essa quase passa imperceptível perto das outras.
O primeiro Golf GTi foi lançado em 1976 e foi o carro que popularizou a injeção eletrônica. Seu motor 1.6 trazia taxa de compressão mais alta e comandos mais bravos, rendendo 110 cv. O câmbio manual de 4 marchas tinha relações curtas.
O Golf de primeira geração era um carro extremamente leve, na versão GTi ele pesava apenas 810 kg. Por isso ele era capaz de acelerar de zero a 100 km/h em 9,2 segundos. Girogetto Giugiaro deve ter se divertido muito com esse carrinho.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |