10 motos custom para quem não banca uma Harley-Davidson
A estadunidense de preços exorbitantes tem tido cada vez mais ‘concorrência’ com modelos custom mais baratos sendo lançados no Brasil
A estadunidense de preços exorbitantes tem tido cada vez mais ‘concorrência’ com modelos custom mais baratos sendo lançados no Brasil
As motocicletas, mais especificamente as Harley-Davidson, são sem dúvidas as mais cobiçadas do estilo custom em todo o mundo. Devido ao “estilo de vida” que a própria estadunidense vende elas também caem na lógica da oferta e procura e tem valores bem acima da média na maioria das motos do mercado. Porém, como a fabricante não é detentora dos direitos de uma motocicleta do tipo custom, várias outras marcas já apostam no estilo para cativar os motociclistas raiz.
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O mercado brasileiro é um que cada vez mais conta com motos custom e hoje sobram opções para o consumidor escolher. Em ordem de preços, listamos aqui algumas motos custom selecionadas que são mais e conta que as cobiçadas Harley-Davidson.
A Harley-Davidson mais barata do Brasil é a Low Rider S, que custa a partir de R$ 116.400. Seus preços podem atingir R$ 276.635, com a CVO Road Glid.
A Chopper Road é uma simples e urbana custom fabricada pela chinesa Haojue. Sendo a mais em conta da lista e também do mercado brasileiro – considerando uma custom – ela tem sua mecânica bem semelhante a modelos street, mudando apenas nas disposições do garfo e banco, para dar aquela sensação de pilotar uma clássica.
Nos detalhes ela também não peca, adotando o cromado em várias de suas partes. Portando um motor de 149 cm³ ela atinge até 11,27 cv em sua potência máxima e se caracteriza como uma opção para quem quer rodar pouco e com tranquilidade sem gastar muito. Seus freios são a disco em ambas as rodas e as luzes convencionais.
elevando um pouco mais a lista temos a novíssima Shineray Iron 250, modelo que foi lançado pela marca no fim de 2024. Pelo valor na casa dos R$ 20 mil, a moto comporta tecnologias e uma mecânica interessantes.
A pequena que é fabricada pela chinesa Lifan e comercializada pela Shineray aqui no Brasil conta com iluminação em led no farol e nas luzes traseiras, arrefecimento líquido, freios ABS e um charmoso painel misto que fica integrado ao tanque do modelo. Seu design é uma mistura de clássica com futurista.
Ainda é cedo para falar da confiabilidade do modelo, já que chegou ao país recentemente, mas a chinesa Shineray vem mostrando que quer mudar sua fama de simples fabricante no país.
A terceira mais em conta da lista é uma conhecida dos brasileiros, aliás que tem tomado conta do mercado e atualmente só perde para uma irmã menor. A Royal Enfield Meteor 350 é uma pequena que ganha o motociclista no preço e nas propostas.
Esta custom já roda no Brasil há mais de 5 anos e ajudou a estabelecer o nome da indiana como uma marca que é pau para toda obra. Confortável e forte (2,7 kgmf) o modelo encara desde um trânsito urbano até algumas estradas, deixando a desejar apenas na velocidade final já que ela atinge apenas 20,2 cv.
A pequena que conta com freios ABS e luz DRL conta ainda com um pequeno painel que se integra ao celular e oferece serviços como GPS.
Esta é uma outra irmã da Meteor 350, que equipa o mesmo motor, porém traz uma proposta singelamente diferente.
Tendo uma pegada ainda mais clássica, como o nome sugere, ela foi projetada para oferecer maior conforto e manobrabilidade ao piloto, afirma a fabricante. Suas carenagens frontais e opções de customização costumam ganhar o motociclista.
A Zontes S 350 é outra opção às caríssimas Harley-Davidson. Este modelo que chegou ao Brasil há pouco menos de um ano ganhou nova motorização e porta um motor de 348 cm³, que mantém a mesma arquitetura do antigo 312, mas agora com capacidade para atingir 41 cv de potência e 3,34 kgfm de torque.
O design, conjunto tecnológico com luzes de LED, ABS, Painel digital completo e estética chegaram trazendo o modelo como uma forte concorrente para a faixa de preço.
Em sexto lugar a novata mais badalada do mercado das custom, a Triumph Scrambler 400X. Esta que é um clássica Scrambler, como o nome sugere, foi lançada no meio de 2024 e logo disparou em vendas por ser um modelo confortável, acessível, potente e de uma marca confiável.
A Scrambler 400 X vem equipada com o motor TR-Series de refrigeração líquida e quatro válvulas da Triumph. Sua potência é de 40 cv a 8.000 rpm e o torque de 3,82 kgfm a 6.500 rpm.
Já no quesito tecnologia, está intermediária de entrada tem um pacote bem significativo de comodidades e segurança. Ela tem recursos como controle de tração, acelerador eletrônico, embreagem assistida e deslizante, além do sistema ABS de dois canais. A iluminação é toda em LED, incluindo o DRL, enquanto o painel de instrumentos digital LCD oferece informações claras ao piloto.
A Super Meteor 650 foi um dos lançamentos mais esperados da Royal Enfield no Brasil em 2024. Assim como sua concorrente Triumph, ela engatou bem nas vendas e é um custom acessível, potente, confortável e mesmo sendo grande nada difícil de conduzir.
No motor a Super Meteor possui 648 cm³ de deslocamento volumétrico, este capaz de atingir uma potência de até 47,04 cv a 7.250 rpm e torque de 5,33 kgfm a 5.650 rpm. Ela porta também uma caixa de transmissão de seis velocidades e um tanque de um tanque de combustível de 15,7 litros.
A 650 é a primeira motocicleta da Royal Enfield a contar com um garfo invertido. São 120 mm de curso, na dianteira, e 101 mm e cinco níveis de ajustes de pré-carga, na parte de trás.
No quesito tecnologia a Super Meteor 650 possui conectividade com o smartphone, seja por cabo USB ou pelo próprio aplicativo da marca, além do painel misto, como já é de praxe da montadora.
A Kawasaki Eliminator 500 também foi lançada no Brasil por sua marca no meio de 2024 e agora compõe uma dupla de customs da fabricante de esportivas junto da Vulcan S SE.
Obviamente a japonesa é um pouco mais moderna, mesmo com o estilo clássico. As cores mais chamativas e a característica mais esportiva de uma cruiser a deixam mais próxima do que a Kawasaki gosta de oferecer nas motos de velocidade.
No motor a Eliminator 500 oferece um bicilíndrico de 451 cm³, baseado no mesmo que usa Ninja 400, capaz de até 52 cv a 10.000 rpm e 4,3 kgfm de torque a 7.500 rpm. Seu câmbio tem 6 velocidades e o tanque de combustível 13 L.
Na parte de Tecnologia a custom da Kawasaki incorpora uma série de recursos como painel digital com conectividade com smartphones por aplicativo e iluminação full LED.
Elevando os valores desta lista alternativa a Harley-Davidson, a Triumph Bonneville Bobber se classifica como uma top de linha, embora ainda sim seja bem mais em conta que as americanas.
Destacada em todo o seu conjunto ela se classifica como uma hot rod. Seus detalhes clássicos e modernos com um tanque mais avantajado e banco curto trazem o tom imponente que as bobber costumam ter.
Dotada de um motor de 1200 cm³ e uma potência máxima de 78 cv essa custom tem um intervalo de 10.000 km entre manutenções, além de luzes em LED, DRl, disco duplo de freios na roda dianteira, ABS e acelerador eletrônico.
Fechando a lista das motos que “substituem” uma Harley-Davidson, a novíssima BMW R12, que com as tendências do mercado também chegou ao Brasil em 2024. Lançado na época por R$ 89.900, o modelo veio como um alternativa a R18 da marca alemã.
A BMW R 12 tem um design limpo e clássico, mas mesmo assim arriscando uma pegada futurista e mergulhando um pouco nos estilos distópicos como no universo de Mad Max.
Seu motor é o boxer (bicilíndrico) de arrefecimento misto e com deslocamento de 1.170 cm³, já conhecido em outros modelos da BMW. Com estas configurações ele é capaz de 95 cv de potência e 11 kgfm de torque. Seu câmbio é de 6 marchas e ela tem uma velocidade máxima de 203 km/h.
O modelo conta com três versões que variam dentre seus equipamentos.
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Deu pra ler um pouquinho da “reportagem” no meio de tanta propaganda.
Estou esperando o meu produto
Tentei ler a notícia no Celular, mas é tanta propaganda em pop-up que está impossível, poluição visual extrema.
Entendo a necessidade de propaganda, mas tem limite. Sem chance.
Olá, hoje ja existem blackout para nao passar a quentura na perna., mas a algum tempo atrás ,era um grande incomodo
N temos so HD como conceituada . Possuo 1 kawasaki nomad 1500cc que n deixa ND a desejar. Boa nas roads .
Mesmo com o avanço da idade eu não consigo me desligar da motocicleta. Hoje com 74, primaveras, ando pouco com uma Ténéré 250, porque ja não me sinto confortável devido à altura dessa potente máquina. Não confio muito no momento da parada e gostaria de algumas informações sobre a Harley, 883. Ouvir dizer que é bem quente o ar que sobe qdo parada e que tem bastante vibração e transfere para o assento. Também tive shadow 600. Essa deixou em mim bastante momentos de saudade.
Amigo. Linha softail harley Davidson é quente 😬 tenho uma brekaout e parou cozinhou as pernas 😂🤣🤣🤣 mas é harley 😍😍😍
Olá, hoje ja existem blackout para nao passar a quentura na perna., mas a algum tempo atrás ,era um grande incomodo
A materia, para aqueles amantes do motociclismo custom, peca em vários pontos. Mas, infelizmente, esta é uma tendência com o advento da rapidez de informação da Internet. É…ficou ruim mesmo, quando citou uma scrambler. Ali foi o começo do desastre.
“Estadunidense”… kkkkkkk
Concordo com a avaliação sobre o artigo. Até parece feito a pedido das empresas interessadas. Carece de conhecimento real do tema e de tão raso e tendencioso, qualquer usuário do seguimento, sente-se indignado..
Péssimas comparações… Motos de até 70 mil reais que nem são Harley… Eu comprei a minha Harley Road King por 54 mil. Modelos mais acessíveis são Shadow 250/600/750cc. Na minha opinião não são tão lindas quanto uma Harley mas dá pro gasto!! Agora, nem sei o que a scrambler tá fazendo nessa lista… onde essa moto naked parece uma Harley? Ainda mais custom… Harley hoje já se encontra por 35 mil reais (sem ser 883). Recomendo pesquisar um pouco antes de escrever os artigos, principalmente em vídeos do YouTube os quais são mencionados motos que realmente são acessíveis.