Atenção em item que é imprescindível para uma condução confortável e segura; não existe data ou quilometragem prévia para troca
A suspensão traseira é um componente fundamental para a segurança e o comportamento dinâmico da motocicleta. Responsável por estabilizar a roda traseira, o banco e os passageiros nos diferentes calçamentos, ela deve estar sempre em dia para evitar viagens incômodas, desgastantes e até acidentes.
Diferente do que muitos pregam, e como nosso Publisher Boris Feldman adora reforçar, o amortecedor (de moto ou de carro) não tem data ou quilometragem para troca. Tudo depende do uso do condutor, que também é responsável por verificar o estado do item.
Para os que não têm a expertise de checar um amortecedor de moto, listamos aqui 10 sintomas de que está na hora de trocar o da sua pequena.
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Logo quando se vai iniciar a viagem, é possível perceber um sintoma de que o amortecedor da moto não está legal. Sempre que se monta em um modelo, é comum que a suspensão desça e se ajuste de acordo com o peso exercido sobre ela.
Caso um passageiro monte na moto e a mola desça mais do que o comum, rapidamente e sem o retorno de amortecimento normal, é sinal que ele já não está com suas propriedades bem preservadas.
Muitas vezes, nestes casos, o problema está na mola: pode estar fraca, quebrada ou com a pré-carga desregulada. Mas pode ser algo no sistema hidráulico, confira se não há óleo vazando.

Se ao seguir viagem o piloto ou passageiro sentir oscilações ou a simples falta de amortecimento, o ideal é ir verificar o óbvio.
Nestes casos, a culpa costuma ser do sistema hidráulico, que pode estar variando a velocidade de compressão.
Se a traseira passa a pular ou até mesmo “quicar” mais do que deveria, há forte indício de perda de ação hidráulica ou mola cansada. Quando isso acontece, o amortecedor deixa de controlar o movimento da mola, causando instabilidade, principalmente nas velocidades mais elevadas quando ele é mais exigido.

Aqui chegamos a um dos maiores pontos de atenção e riscos de acidente. Com o amortecimento insuficiente, a moto pode “sair de traseira”, ampliar o raio da curva sozinha ou apresentar sensação de flutuação.
Tudo isso ocorre pois quando o amortecedor da moto está ruim, ele não faz a transferência de força e energia correta entre a força do carga da moto e a força de retorno do solo e assim a moto pode pular, descer demais ou apresentar outros dos sintomas descritos acima.
Ligada ao desconforto, a batida seca do amortecedor da moto é um dos sinais mais claros de que ele está com problemas.
O impacto forte ao passar por lombadas ou valetas, como se o amortecedor chegasse ao limite da sua estrutura, indica problemas como falta de pressão, baixo nível de óleo, vazamento ou desgaste das válvulas internas.
Em terrenos acidentados, quando o amortecedor está com problemas, o pneu traseiro pode perder contato com o solo. Sem aderência, há perda de tração e desempenho, principalmente em motos usadas em estradas de terra.

Gomos, ondulações ou desgaste acelerado são reflexo da suspensão incapaz de manter o pneu colado no chão.
Se o amortecedor não está bom e o pneu pula demais, impactos inesperados e que podem “marcá-lo” podem aparecer. Além de reduzir a vida útil do pneu, essas cicatrizes podem gerar vibrações e perda de estabilidade.
Barulhos como estalos, rangidos ou pancadas repetitivas podem ter origem no próprio amortecedor, seja por retentor estourado, buchas desgastadas ou folga nos pontos de fixação. Em alguns casos, a corrente bate devido à compressão excessiva da suspensão.
Neste caso, além do conjunto de amortecedores, vale a pena verificar a balança, corrente ou outras partes da traseira da moto.
Se a moto aparenta estar “torta”, o problema pode ser torção do conjunto, mola quebrada ou algum ponto de fixação solto. É um dos sinais visuais mais fáceis de detectar e exige inspeção imediata.

Aqui é o ponto chave onde quase todos já sabem que é hora de trocar o amortecedor da moto.
Manchas de óleo no corpo do item indicam retentor danificado ou desgaste interno. É um dos defeitos mais comuns e, normalmente, o primeiro sinal visível de que o componente precisa de reparo ou substituição.
10 sinais de que é hora de trocar o amortecedor da sua moto:
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