5 motos populares que não serão mais fabricadas em 2025
As principais japonesas do mercado anunciaram que várias das suas pequenas e grandes chegaram ao fim no ano de 2024
As principais japonesas do mercado anunciaram que várias das suas pequenas e grandes chegaram ao fim no ano de 2024
O ano de 2024 contou com muitas novidades no setor de duas rodas, mas junto disso as montadoras também deixaram algumas motos para trás. As japonesas que dominam o mercado, Honda e Yamaha, foram as que mais anunciaram motos que não serão mais fabricadas em 2025. Dentre elas modelos populares e até alguns top de linha.
VEJA TAMBÉM
Começando com a marca que mais anunciou novas motos para o Brasil em 2025, a Honda que trouxe 9 motos em 2024. Ela que também é a que mais vende no país tirou de linha dois modelos que competem na categoria scooter.
A Honda Biz é um sucesso de vendas da marca, porém devido a algumas atualizações apenas a variante Biz 125 continuará para 2025, enquanto a Biz 110 foi descontinuada em 2024.
Quando a notícia foi dada, em questionamento ao fim da versão 110 da Biz, perguntamos à Honda sobre suas motivações, porém a marca afirmou que era apenas uma atualização e estratégia de mercado.
As novas normas de emissão que chegaram com a virada do ano deixam a entender que esta também foi uma justificativa, já que o motor da versão 125 foi atualizado.
Também em 2024 a Honda tirou de linha sua scooter de luxo Forza 350, um modelo que ficou pouco tempo no país e sem muito apelo. A Honda se pronunciou falando que investirá em scooters que atendam os anseios do consumidor brasileiro.
A Honda Forza 350 chegou ao Brasil no segundo semestre de 2022 e era uma aposta para ser uma pequena topo de linha, competindo até com as intermediárias. Importado da Tailândia, o modelo era uma opção para uma scooter mais potente que as opções 150, mas abaixo das mais encorpadas como a X-ADV, de 750 cm³.
A Forza possuía um motor de 330 cm³ composto por quatro válvulas. Sua potência máxima é de 29.2 cv a 7.500 rpm e o torque de 3,24 kgfm a 5.250rpm. A refrigeração deste propulsor é líquida e sua capacidade do cárter de óleo é de 1,7 litros.
Como toda scooter ela tem transmissão CVT e o modelo ainda possui o sistema Honda Selectable Torque Control – HSTC, de controle de tração.
O preço pode ter sido um dos fatores a tirar o modelo de linha, já que ele deixou o mercado custando R$ 50.300.
A Yamaha, segunda maior do país, foi a outra japonesa que anunciou muitas motos que não serão mais fabricadas em 2025. A marca se respaldou com o lançamento de algumas outras.
A japonesa anunciou o lançamento de 8 motos no fim de 2025, mas junto disso tirou de linha 5 modelos:
Substituída pela nova Factor, a Factor 125i era o modelo mais simples da categoria city que a japonesa tinha.
Dotada de um motor monocilíndrico de 125 cm³, essa moto que não será mais fabricada em 2025 contava com 11,1 cv de potência e 1,2 kgfm de torque. Pelo preço sugerido de R$15.590 ela era muito procurada pelos entregadores e para o trânsito do dia a dia.
A Fazer 125 segue a mesma ideia da Factor 125 que foi trocada pela nova Factor. Porém esta foi substituída pela Factor DX, um modelo mais top de linha da marca que está mais estilosa e conta até com entrada USB.
Por fim a scooter de entrada da japonesa dá lugar a primeira moto elétrica fabricada por uma grande marca japonesa no Brasil, a Yamaha Neo’s Connected.
Lançada também em 2024, a Neo’s será fabricada na planta de Manaus. Ela porta um par de faróis em LED, uma carenagem arredondada que passa um visual moderno, um motor elétrico é montado diretamente na roda traseira que gera 3,1 cv e 13,8 kgfm, e ainda baterias removíveis que atingem carga completa em até 9h. As expectativas são grandes para esta aposta do mercado.
Outras duas Yamaha que irão sair de linha são as esportivas MT-09 e Tracer 900. Estas, sem substitutas, deixarão a linha da marca até o fim de 2025.
Marcadas por serem modelos desejados pelos pilotos, as MT-09 e Tracer 900 eram as motos top de linha da marca nas categorias esportivas e big trail.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |