7 dicas para pilotar na chuva
Além de estar com a vestimenta adequadas e com a moto em dia é fundamental algumas técnicas de pilotagem para não ir ao chão
Além de estar com a vestimenta adequadas e com a moto em dia é fundamental algumas técnicas de pilotagem para não ir ao chão
O verão está chegando e com ele o período de chuvas repentinas e de altos volumes, nada que seja ruim, mas para os motoristas e principalmente os pilotos isso se torna mais um obstáculo do dia a dia. Muitos não são os maiores especialistas na hora de pilotar na chuva e algumas simples dicas podem fazer a diferença entre chegar em casa seguro ou sofrer com os imprevistos.
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Listamos abaixo algumas dicas para auxiliar os motociclistas a pilotar na chuva.
A primeira dica para pilotar na chuva começa antes mesmo de estar em cima da moto e é sobre os equipamentos a serem usados pelo motociclista.
Rodar com uma boa capa de chuva, botas impermeáveis e uma viseira que não embace é fundamental não só para não se molhar, mas para garantir que a temperatura corporal se mantenha, assim como a visibilidade perfeita.
Se ainda não estiver chovendo, é importante levar o equipamento.
Junto dessa inspeção de equipamentos, verificar a moto é fundamental principalmente na chuva. Não que se possa rodar com ela com manutenções pendentes na pista seca, porém tudo pode se agravar no molhado.
A qualidade dos pneus é uma das manutenções mais importantes, pois a aderência da borracha com a pista diminui em caso de água. Dessa forma se o pneu não estiver em bom estado as chances de queda são maiores ainda.
Já em cima da moto é muito importante acelerar de uma forma bem gradativa e mais cautelosa na hora de pilotar na chuva. A aceleração mais brusca eleva também a aceleração da roda e assim as chances de derrapar são maiores. Para evitar isso, acelerar de forma tranquila e gradual é sempre melhor.
Outro ponto importante é atenção ao giro do motor. Rodar com o motor mais cheio, com o giro mais elevado, também garante maior estabilidade, pois as rodas estarão com mais tração e assim o uso dos freios ou do acelerador é mais preciso.
Essa dica para pilotar na chuva se assemelha muito a anterior, pois exige que o giro do motor fique mais alto. Porém aqui é no momento das frenagens e reduções.
Quando a pista está molhada, com menos aderência, utilizar os freios exige mais habilidade já que eles podem até derrubar o condutor. Para isso, utilizar o freio motor é fundamental.
Como utilizar o freio motor?
Reduzir com o freio motor consiste basicamente em utilizar a força do motor para ajudar na frenagem da moto. Quando, por exemplo, um piloto em 5ª marcha reduz para 4ª ou 3ª sem utilizar os freios, ele automaticamente eleva o giro do motor e com isso a força do motor, além de diminuir a velocidade da moto. Com o motor mais cheio, menos velocidade e mais estabilidade fica mais tranquilo de dominar o modelo e a exigência dos freios de roda se tornam menores.
Já ciente de todas as dicas de domínio da moto e equipamentos para pilotar na chuva, o motociclista também deve ficar ainda mais atento aos imprevistos. Além das situações cotidianas como pedestres, outros veículos, animais e mais, a sujeira na pista se torna um inimigo ainda maior.
A maioria dos motociclistas sabe que passar em manchas de óleo pode significar ir ao chão, porém na chuva muitas vezes fica impossível ver essa mistura de água e óleo. O mais aconselhável é evitar rodar no meio da pista, pois é lá que passa o motor dos veículos maiores e onde é mais provável de ter óleo derramado. O melhor lugar é rodar onde passam os pneus dos carros, pois as chances de não ter um obstáculo é maior, além de não ficar tão próximo às extremidades da via.
Ainda na pista, o motociclista que vai pilotar na chuva deve sempre ficar atento às marcações existentes na via, como faixas divisórias, de pedestre e outras. Principalmente as mais antigas são pintadas com um composto bem escorregadio, especialmente na chuva.
Por fim, uma dúvida de todo piloto que já teve que passar num local com algum volume de água empoçada. “Será que dá pra passar?”
Bom, em caso de dúvidas o melhor é pegar outro caminho, mas uma resposta simples a isso é: se a água estiver abaixo da metade da roda de tração do veículo, é possível passar. Além desta altura ainda proporcionar força para que a roda continue girando e tocando o chão, é nela que também é garantido que o escapamento e a parte baixa do motor não entrem na água – dependendo do modelo.
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