Moto Vespa está de volta, com novas versões e motorizações

Em operação de importação, scooters estão a venda no mercado brasileiros com charme e um conceito diferente de comercialização

053 vespa primavera
Por Teo Mascarenhas
Publicado em 10/10/2016 às 09h05
Atualizado em 14/02/2020 às 14h54

A moto Vespa está de volta ao Brasil, com scooters equipados com tecnologia atual e muita história, além de comercialização em boutiques, em vez de concessionárias.

Curiosamente, o projetista da Vespa, que completa 70 anos de história, não gostava de motos. Por isso mesmo, o engenheiro aeronáutico italiano Corradino D´ascanio desenhou um modelo em que o piloto ia sentado, e não montado, facilitando o embarque e desembarque.

VEJA TAMBÉM:

Além disso, um quadro em chapas de aço, rodas pequenas, inspiradas nos aviões e o motor deslocado para a traseira, barateavam a produção no esforço do pós-guerra. O resultado foi o modelo batizado de MP6, lançado em 1946, produzido pela Piaggio, que nunca mais saiu das vitrines.

Também estava inventado o conceito dos futuros scooters, que se espalharam pelo mundo, e não pararam de evoluir. Inclusive a própria Vespa, que retorna ao Brasil, através do grupo de investimentos Asset Beccly, em um ousado plano de relançamento.

A Vespa, que já esteve no país, a partir de 1958, incluindo montagem em Manaus em 1974, continuou popular nos anos 1980, para encerrar a produção nos anos 1.990.

A nova estratégia de expansão no Brasil, em parceria com a gigante italiana Piaggio, vai iniciar com os modelos importados e a partir de 2018, produzir em fábrica própria.

Moto Vespa está de volta ao Brasil
Moto Vespa está de volta ao Brasil

Modelos de Vespa

A movo Vespa Primavera, com as versões 125 e 150, além de uma edição limitada e numerada de mil unidades da versão 150, com decoração especial e placa comemorativa da volta ao Brasil, a Vespa Sprint 150, a GTS 300 e o modelo 946, com visual inspirado na moto Vespa pioneira, MP6 de 1946, e decorada com a grife Empório Armani.

As encomendas da edição limitada podem ser feitas a partir do dia 10 de outubro e a venda das demais no dia 22 de outubro, porém, estranhamente os preços não foram revelados até então, assim como o local de implantação da fábrica.

A forma de comercialização também não será convencional. Em vez de concessionárias, a rede será composta por boutiques, onde as novas motos Vespas serão expostas em ambiente fashion, com café, lounge e facilidades tecnológicas, além de acessórios e equipamentos, dentro de shoppings centers e áreas sofisticadas.

Ainda neste ano, a marca espera comercializar 2.000 unidades. Em 2017 a previsão sobe para 12 mil unidades e em 2018 para nada menos que atrevidas 35 mil unidades, dos modelos considerados premium. Para tanto, até lá, serão instaladas 40 boutiques no Brasil.

Moto Vespa está de volta ao Brasil
Moto Vespa está de volta ao Brasil

Motores das motos Vespa

A moto Vespa Primavera, um dos mais populares da marca e lançado ainda em 1968, vem sofrendo constante modernização. A versão 125 conta com motor de um cilindro, quatro tempos, refrigeração a ar forçada – ele tem potência de 10,7 cv a 7.700 rpm, torque de 1,1 kgfm a 6.000 rpm

O porta malas é sob o banco o câmbio automático é do tipo CVT. O freio é a disco na dianteira com 220 mm de diâmetro ABS e rodas com aros de 11 polegadas.

A versão 150 da Vespa Primavera conserva as mesmas características, mas a potência sobe para 12,9 cv a 7.750 rpm e o torque para 1,3 Kgfm a 7.750 rpm.

A moto Vespa Sprint tem farol retangular e o mesmo conjunto mecânico da Primavera 150. Porém, as rodas são um pouco maiores, com aros de 12 polegadas de diâmetro.

A Vespa GTS 300 tem tomada USB, motor de um cilindro, quatro tempos, com 278 cm3 e refrigeração líquida que fornece 22 cv a 7.500 rpm e um torque de 2,3 Kgfm a 5.000 rpm. Os freios são a disco com 220 mm equipados com ABS, as rodas aro 12, além de iluminação em LED.

O modelo 946 Emporio Armani, tem peças em alumínio, couro, freios ABS e controle de tração. A motorização é a mesma da Primavera 125. O modelo Primavera, tem versões 125 e 150 com mesmo visual. Muda a potência e o torque do motor.

Fotos Vespa | Divulgação

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

Spotify Spotify Google PodCast Google PodCasts Deezer Deezer Apple PodCast Apple PodCasts Amazon Music Amazon Music
SOBRE
7 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Joaquim v Rocha 14 de outubro de 2021

Maravilha,sou fan da vespa,e compraria conserteza.

Avatar
Claudio 14 de outubro de 2021

Só apaixonado pela vespa leve robusta e tem um desaine elegante eu compraria.na gasolina ou elétrica.

Avatar
Edenilson Gonçalves de Oliveira 29 de agosto de 2021

Tudo de bom! Será com motor elétrico??

Avatar
Maria Neide B.T. 25 de agosto de 2021

vespa dos anos 60 de volta
tudo de bom, E o presso???
vai ter der carta???Antigamente ,falarão que era pra facilitar o transporte de dona de casa ,as compras,aos estudantes,e pra trabalhar,(está eu sei que sobe ladeira)KKK,Gostaria de ter uma sou apaixonada por está danadinha,desda outra vida,kkk

Avatar
Helio Silveira Gonçalves 24 de agosto de 2021

Já possui uma vespa .
E até acho que compraria de novo.

Avatar
Marlene bezerra da Silva 24 de agosto de 2021

Quero um dia compra uma vespa

Avatar
Henrique 24 de agosto de 2021

Como posso conpra

Avatar
Deixe um comentário