[AVALIAÇÃO] Royal Enfield Hunter 350: Vale R$ 20 mil?
A custom compacta da indiana chegou ao Brasil este ano e já está em quinto lugar do ranking de emplacamentos naciona
A custom compacta da indiana chegou ao Brasil este ano e já está em quinto lugar do ranking de emplacamentos naciona
As motos custom estão caindo cada vez mais no gosto dos brasileiros e a Royal Enfield chegou no mercado como uma divisora de águas da categoria. Com modelos custando a partir de R$ 19.990, quem tem se destacado é a Royal Enfield Hunter 350, moto de entrada da marca, que se promove como uma clássica funcional no trânsito urbano. Pilotamos a pequena custom e trouxemos aqui as principais impressões sobre ela.
VEJA TAMBÉM:
Tendo estreado no Brasil no segundo semestre de 2023, o modelo foi uma grande novidade da marca na época. Isso porque a custom chegou com uma proposta de ser um modelo compacto, de bom desempenho nas cidades, mas sem perder a eficiência de uma clássica de 350 cm³.
Na prática a Hunter é uma releitura da Royal Enfield Meteor 350, a custom mais vendida do Brasil é carro chefe da marca. A diferença está praticamente em suas dimensões, já que é menor que a líder, e em alguns equipamentos que ela perdeu.
Na parte motora a caçadora porta um propulsor 349 cm³, quatro tempos e arrefecimento misto ar-óleo que entrega 20,2 cv de potência máxima a 6.100 rpm e torque máximo de 2,75 kgfm a 4.000 rpm. A transmissão possui 5 velocidades e comporta uma embreagem hidráulica simples.
Um ponto positivo mantido na nova moto foi a permanência dos freios da Meteor. A Royal Enfield Hunter 350 tem ABS de canal duplo com disco de 300 mm com pinça flutuante e pistão duplo, na dianteira, e 270 mm de pistão simples atrás.
A suspensão da Hunter é simples, mas com um curso satisfatório de 130 mm no garfo telescópico de 41 mm de diâmetro. Na traseira ela porta molas duplas com seis ajustes de pré-carga e 90 mm de curso.
Na dianteira é um pneu 110/70 na roda de 17 polegadas e na traseira um 140/70 na mesma dimensão.
O peso dela também diminuiu em comparação a sua irmã maior. A Royal Enfield Hunter 350 pesa 181 kg em ordem de marcha e suas dimensões são: 2100 mm de comprimento; 800 mm de largura; 1055 mm de altura; 790 de altura do chão ao assento; 1370 de entre-eixos e 150,5 mm de distância do solo. Seu tanque comporta até 13 litros de combustível.
No quesito tecnologia, a hunter vem mais “pelada”, mas com nada menos do que o esperado para um modelo de entrada. Seu painel é completo e dispões de parte analógica (velocímetro) e parte digital. Ele marca o combustível, indica a marcha e as horas, além de ter Trip A e B como marcadores de distância percorrida.
Peso e dimensões
Capacidade do tanque: 13 litros;
Tipo de quadro: Quadro de duplo tubo inferior;
Peso em ordem de marcha: 181 kg;
Distância entre eixos: 1370 mm;
Altura do assento: 790 mm;
Distância ao solo: 1505 mm;
Comprimento x largura x altura: 2100 mm x 800 mm x 1055 mm.
Motor
Monocilíndrico de 349,34 cm³;
Diâmetro x curso: 72 x 858 mm;
Sistema de refrigeração: Ar/Óleo;
Sistema de injeção: Controlada por ECU;
Válvulas por cilindro: 2;
Taxa de compressão 9.5:1;
Potência máxima: 20,2 cv;
Torque máximo: 2,75 kgfm;
Embreagem: Hidráulica convencional;
Transmissão: Corrente;
Caixa de velocidades: 5 velocidades;
Sistema de partida: Elétrico;
Óleo do motor: SAE 15W50 API SL Jaso MA2 Semi-sintético.
Rodas e Pneus
Roda dianteira: 110/70-17”- 54P;
Roda traseira: 140/70-17”-66P.
Suspensões
Suspensão dianteira: Telescópica, 41 mm de diâmetro, 130 mm curso;
Suspensão traseira: Amortecedores de emulsão duplos com ajuste de pré-carga de 6 etapas, curso de 90mm.
Freios
ABS de canal duplo
Freio dianteiro: Disco de 300 mm com pinça flutuante e pistão duplo;
Freio traseiro: Disco de 270 mm com pinça flutuante e pistão único.
Equipamentos
Painel de instrumentos LCD digital com velocímetro analógico;
Interruptor de emergência: Sim;
Descanso central e lateral: Sim;
Interruptor do descanso: Sim.
A Hunter é um modelo que cumpre suas expectativas de moto de entrada para o trânsito urbano. Mesmo sendo um modelo de motor quase intermediário, ela se faz fácil de dominar principalmente por conta do peso, dimensões e da embreagem simples que evita trancos.
O guidão levemente lago é bom para segurar o modelo quando necessário, mas também passa bem entre os carros. Ele tem um bom comportamento nas curvas. Na parte de ergonomia, o piloto vai como nas motos city mais convencionais. Para pessoas altas, as pernas vão levemente encolhidas, e quem é mais baixo não terá muitos problemas em colocar os pés no chão.
A parte estética é outro ponto positivo. Mesmo sendo uma compacta, o modelo tem uma imponência expressiva. Suas variadas cores combinam com o corpo preto e o barulho do motor, mesmo monocilíndrico também é interessante.
Infelizmente, a embreagem que não dá tranco também é rígida, junto do freio e suspensão dianteira, eles necessitam de um aperto com um pouquinho mais de força. Porém, nada disso descredibiliza o modelo que é uma excelente escolha de custom. Ainda mais pelo preço.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Excelente custo x benefício.