Avelloz AZ170 Bravo: primeira moto street da pernambucana é ameaça à Shineray

Fabricante que trabalhava apenas com motonetas ingressa no mercado de motos e mira expansão no mercado nacional

Avelloz AZ170 Bravo (6)
Modelo é mais potente que maioria dos concorrentes (Foto: Internet | Reprodução)
Por Lucas Silvério
Publicado em 18/12/2025 às 17h00

A Avelloz confirmou para o segundo semestre de 2026 o lançamento da AZ170 Bravo, sua primeira motocicleta street no Brasil. A novidade marca um passo estratégico da fabricante pernambucana ao ingressar no segmento mais disputado dentre a classe das duas rodas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

Com um crescimento exponencial desde 2008 (quando foi criada) e o novo modelo, a marca brasileira passa a ser, quem sabe, uma futura ameaça à chinesa Shineray, hoje terceira via entre Honda e Yamaha.

VEJA TAMBÉM:

Avelloz AZ170 Bravo (1)

Apesar da Avelloz AZ170 Bravo não ter uma concorrente direta na SHineray, a essa ameaça vem pelo fato da Avelloz já estar “encostada” na Shineray em números de comercialização no Brasil.

Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), a Avelloz é a quinta fabricante que mais emplaca no país, com 29.710 mil motos e 1,48% de todo o mercado.

Avelloz AZ170 Bravo (3)

Mesmo que em números a fabricante ainda esteja bem atrás da Shineray, que tem 117.906 emplacamentos e 5,88% do mercado, a recente chegada do modelo pode alavancar as vendas da marca no segmento street e consequentemente, nos números absolutos.

O mercado de motos street tem se diluído muito em comercialização nos últimos anos. Apesar da Honda CG 160 ainda dominar o segmento, modelos chineses e indianos têm chegado com preços bem mais acessíveis e abrindo o leque de opções dos clientes.

Avelloz AZ170 Bravo

A AZ170 Bravo será a segunda moto da linha Avelloz, que atualmente conta com a trail AZ160 Xtreme, além de outras motonetas.

Desenvolvida em parceria com a chinesa Loncin, a street aposta em visual urbano moderno, linhas robustas e proposta voltada ao uso diário, mirando diretamente modelos como Honda CG 160, Yamaha Factor 150, Bajaj Pulsar N150 e Haojue DK 160.

Na parte mecânica, a Avelloz AZ170 Bravo utiliza um motor monocilíndrico de 170 cm³, com comando OHC de quatro válvulas e arrefecimento a óleo. O propulsor entrega 18,3 cv de potência e 1,5 kgf.m de torque, com taxa de compressão de 9,8:1.

Segundo a marca, o consumo médio estimado é de cerca de 35 km/l, número competitivo para o uso urbano e alinhado ao perfil do segmento.

As imagens apresentadas indicam conjunto simples e funcional, com garfo telescópico convencional na dianteira, dois amortecedores traseiros e freio a disco na roda dianteira. Informações completas sobre equipamentos, preço e início das vendas ainda serão divulgadas nos próximos meses.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário