Nova BMW R 1300 GS Adventure: monstruosidade com tecnologia
Além da aparência que consegue ser mais robusta que a versão tradicional a nova 1300 tem câmbio 100% automatizado
Além da aparência que consegue ser mais robusta que a versão tradicional a nova 1300 tem câmbio 100% automatizado
Há alguns meses a BMW lançou sua nova R 1300 GS, big trail que substituiu a 1250, e durante o Festival Interlagos trouxe também uma versão rally da nova 900. Para não deixar a irmã menor com todos os holofotes a marca decidiu apresentar na Europa a nova BMW R 1300 GS Adventure, um modelo mais bem preparado para situações extremas. Os grandes destaques desta monstruosidade são seu câmbio automatizado e tanque de 30 L de capacidade.
VEJA TAMBÉM:
Chamado de Automated Shift Assistant (ASA), ou Assistente de troca de marchas automatizado, em português, a tecnologia funciona por meio de atuadores eletromecânicos que trocam as marchas automaticamente, sem a necessidade do piloto acionar o pedal ou o manete.
Entretanto, para os mais tradicionais a moto continua com o pedal e trocas, mas perde o manete de embreagem – diferenciando-a de alguns concorrentes como a Honda, que tira ambos de suas automatizadas. Desta forma o condutor consegue desfrutar das trocas com o auxílio do quickshifter ou de forma 100% automatizada.
Nas suspensões a BMW R 1300 GS Adventure vem equipada com o novo ajuste eletrônico de suspensão dinâmica (DSA), que adapta dinamicamente o amortecimento e a taxa de mola conforme o modo de pilotagem e condições de carga.
Quatro modos de pilotagem padrão fecham as partes tecnológicas que se destacam na moto: Rain (chuva), Road (estrada), Eco e Enduro.
Na motorização a nova R 1300 GS Adventure segue com o lendário motor boxer de dois cilindros, agora ainda mais potente com 145 cv a 7.750 rpm e torque de 15,1 kgfm a 6.500 rpm. Este é o boxer BMW mais poderoso já produzido em série. O novo design compacto inclui uma transmissão sob o motor e um arranjo de comando de válvulas otimizado.
Segundo o chefe de desenvolvimento da marca, Christof Lischka, o design também é um ponto positivo e não só aos olhos, pois a harmonia de cada parte garante um melhor desempenho à gigante, afirma.
A aparência da nova BMW R 1300 GS Adventure certamente atrairá atenção. A grande GS não é apenas visualmente diferente de sua irmã quase delicada. Nunca antes o conforto do assento, a ergonomia e a proteção contra o vento e o clima foram tão harmoniosamente combinados com manuseio preciso, conforto de suspensão excepcional e funcionamento suave. A nova BMW R 1300 GS Adventure estabeleceu para si a meta de se tornar a referência para motocicletas de aventura grandes.”, exalta Lischka.
Nas tecnologias a nova BMW R 1300 GS Adventure inclui:
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |