BMW R 1300 GS finalmente sai para venda; a partir de R$ 99.900

Após vários anúncios e pré-venda de sucesso, o modelo que substitui a campeã de vendas da marca pode ser encontrado nas lojas

BMW R 1300 GS
O modelo é recheado de tecnologias (Foto: BMW | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 02/04/2024 às 17h02

No fim de 2023 a BMW anunciou o fim da sua gigante 1250, mas sem pesar, já que foi um mal que veio para o bem. A 1300 GS chegou no seu lugar e após vários anúncios e pré venda de sucesso, o modelo que é fabricado na planta de Manaus (AM) finalmente está oficialmente no mercado nacional.

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BMW R 1300 GS
A nova BMW R 1300 GS é disposta em cinco diferentes versões (Foto: BMW | Divulgação)

Versões da nova BMW R 1300 GS

  • R 1300 GS (R$ 99.900);
  • R 1300 GS Plus (R$ 118.900);
  • R 1300 GS Trophy (R$ 118.900);
  • R 1300 GS Triple Black (R$ 118.900);
  • R 1300 GS Option 719 (R$ 126.900).

Ainda com aspectos bem semelhantes a antiga, a nova BMW 1300 chega com uma aparência mais agressiva e ao mesmo tempo linhas mais sutis.

  • A diferença estética mais presente vem no farol, que deixou de ser aquele tipo “duplo” e agora se faz em um canhão full LED menor em formato de “X”.

Também é possível perceber que o tanque está mais bem ajustado ao para-lama e farol, a deixando mais moderna e menos geométrica.

Na parte motora a big trail segue com o clássico boxer bicilíndrico da alemã, porém com um novo design e mais compacto, pois a caixa de marchas está acima do motor e há uma nova disposição do eixo de comando. Com exatamente 1.300 cm³, ele é capaz de uma potência de 145 cv a 7.750 rpm e 15,2 kgfm torque a 6.500 rpm. No quesito velocidade a moto faz de 0 km/h a 100 km/h em 3,39 segundos e no consumo ela garante uma média de 28 km/l.

  • Todos os ajustes na nova BMW 1300 GS levaram a moto a ser 12 kg mais leve, totalizando 237 kg.

O chassi também é novo e tem sua estrutura principal em chapa de aço, além de ter sido otimizado em termos de espaço de instalação. Também oferece níveis de rigidez mais elevados do que o modelo anterior. Para o quadro traseiro, a estrutura tubular de aço anterior foi agora substituída por uma construção em alumínio fundido.

Na parte de tecnologia a nova BMW 1300 dá um show e conta com tudo e mais um pouco do que o piloto precisa. Ela tem:

  • Aquecedor de manoplas com três níveis;
  • Assistente de partida em subida (HSC Pro);
  • USB para carregamento de smartphones;
  • Controle de tração dinâmico (DTC);
  • Controle de velocidade de cruzeiro (piloto automático);
  • Controle dinâmico de frenagem (DBC);
  • Controle dinâmico do freio motor (MSR);
  • Luzes de pilotagem diurna (DRL);
  • Monitoramento de pressão dos pneus (RDC);
  • Painel TFT com conectividade a aplicativo;
  • Protetores de mãos integrados com piscas em LED;
  • Sistema de chave presencial;
  • Cavalete central;
  • Assistente de troca de marchas;
  • Sete modos de pilotagem (eco, rain, road, enduro, enduro PRO, dynamic e dynamic PRO);
  • Freio esportivo.

BMW R 1300 GS já se deu bem nas vendas

A novidade já chegou bem aceita no mercado. Em sua pré-venda todas as 500 primeiras unidades foram vendidas em apenas três dias. Essa quantia é muito significativa, já que esta é a média que a R 1250 vende no mês inteiro.

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