Brasil já tem 5 motos elétricas de grandes fabricantes! E têm mais por aí
As maiores japonesas do país já anunciaram seus modelos enquanto outras marcas lançam mais motos elétricas no exterior
As maiores japonesas do país já anunciaram seus modelos enquanto outras marcas lançam mais motos elétricas no exterior
A eletrificação já está forte no setor de carros e as motocicletas, apesar da queda de vendas no Brasil em 2024, também tem tudo para crescer. Prospectando isso, as fabricantes de motocicleta finalmente começaram a trazer seus modelos do tipo para cá. Ainda em uma “fase de testes” a japonesa Yamaha trouxe suas primeiras eletrificadas e logo em seguida a Honda entrou no barco, mas ainda pode ser que mais modelos apareçam.
VEJA TAMBÉM:
Antes de tudo, a Shineray se destaca como a primeira dentre as fabricantes de moto que mais vendem no Brasil a manter motos elétricas por aqui. Com seu quarteto SE1, SE2, SE3 e SHE-E ela se mantém como a 4ª maior vendedora de eletrificadas do país.
Mas a primeira de uma grande fabricante japonesa a trazer uma elétrica foi a Yamaha, com a Neo’s Connected. Anunciada no fim de 2024, ela já foi prometida para ter fabricação nacional, na planta de Manaus da marca.
A pequena ainda não está à venda, mas promete maiores novidades em breve.
Logo em seguida, na mesma semana do anúncio Yamaha, a Honda se pronunciou em reunião afirmando que traria uma moto elétrica para o Brasil em março de 2025.
Sem muitos detalhes, a marca anunciou – meses depois – o lançamento oficial de duas elétricas, mas para a Índia: as “Honda Activa e:” e “Honda QC1”.
Ainda sem detalhes oficiais sobre qual modelo virá, a expectativa do mercado é que alguma destas duas, ou quem sabe ambas, venham para o novo mundo.
Porém todas estas promessas pelas japonesas ainda estão no juramento e a chinesa Shineray “reinava”. Até poucas semanas quando a Yamaha anunciou sua segunda eletrificada, a Fluo ABS Hybrid Connected. Esta que já está confirmada para fevereiro com preços a partir de R$ 16.690 é uma híbrida e a primeira do tipo no país.
Segundo a Yamaha toda a tecnologia embarcada no motor da Fluo ABS Hybrid Connected garante a ela até 12% de economia em comparação a geração anterior.
Por mais que até o momento apenas o quarteto Shineray esteja sendo comercializado no Brasil, falta apenas a “liberação” da Yamaha para que a Neo’s Connected entre em comercialização e complete a gama de 5 motos elétricas por aqui. A marca ainda conta com a sua híbrida Fluo ABS Hybrid Connected, que já está à venda e completa 6 modelos eletrificados. Para termos 6 ou 7 motos eletrificadas no Brasil ainda no início de 2025 depende apenas da Honda cumprir sua promessa, em março.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |