Brasil já tem 5 motos elétricas de grandes fabricantes! E têm mais por aí

As maiores japonesas do país já anunciaram seus modelos enquanto outras marcas lançam mais motos elétricas no exterior

Yamaha Neo’s Connected (1)
A Yamaha Neo’s Connected deve ser e próxima a sair para as vendas (Foto: Yamaha | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 31/01/2025 às 11h09

A eletrificação já está forte no setor de carros e as motocicletas, apesar da queda de vendas no Brasil em 2024, também tem tudo para crescer. Prospectando isso, as fabricantes de motocicleta finalmente começaram a trazer seus modelos do tipo para cá. Ainda em uma “fase de testes” a japonesa Yamaha trouxe suas primeiras eletrificadas e logo em seguida a Honda entrou no barco, mas ainda pode ser que mais modelos apareçam.

VEJA TAMBÉM:

Antes de tudo, a Shineray se destaca como a primeira dentre as fabricantes de moto que mais vendem no Brasil a manter motos elétricas por aqui. Com seu quarteto SE1, SE2, SE3 e SHE-E ela se mantém como a 4ª maior vendedora de eletrificadas do país.

Mas a primeira de uma grande fabricante japonesa a trazer uma elétrica foi a Yamaha, com a Neo’s Connected. Anunciada no fim de 2024, ela já foi prometida para ter fabricação nacional, na planta de Manaus da marca.

  • Dotada de um propulsor conectado diretamente à roda traseira (como a maioria das elétricas) essa moto elétrica entrega uma potência de 3,1 cv e força de 13,8 kgfm. Ela ainda comporta iluminação em LED e duas baterias que carregam em até 9h e podem ser removidas para facilitar este processo.

A pequena ainda não está à venda, mas promete maiores novidades em breve.

Logo em seguida, na mesma semana do anúncio Yamaha, a Honda se pronunciou em reunião afirmando que traria uma moto elétrica para o Brasil em março de 2025.

Sem muitos detalhes, a marca anunciou – meses depois – o lançamento oficial de duas elétricas, mas para a Índia: as “Honda Activa e:” e “Honda QC1”.

Ainda sem detalhes oficiais sobre qual modelo virá, a expectativa do mercado é que alguma destas duas, ou quem sabe ambas, venham para o novo mundo.

  • Honda Activa e: – Designada para o deslocamento urbano esta pequena scooter pode ter seu motor elétrico comparado ao de uma moto a combustão de 110 cm³ e é capaz de atingir uma potência de até 6,0 kW (8 cv) e torque de 2,2 kgfm. Tudo isso com uma autonomia de até 102 km e algumas tecnologias como diferentes modos de pilotagem.
  • Honda QC1 – Esta segue o mesmo princípio, mas é designada para percursos ainda menores. Sua bateria de 1,5 kWh alcança uma autonomia de até 80 km e máxima de 50 km/h.

Porém todas estas promessas pelas japonesas ainda estão no juramento e a chinesa Shineray “reinava”. Até poucas semanas quando a Yamaha anunciou sua segunda eletrificada, a Fluo ABS Hybrid Connected. Esta que já está confirmada para fevereiro com preços a partir de R$ 16.690 é uma híbrida e a primeira do tipo no país.

  • Com a tecnologia Power Assist, o motor elétrico auxilia e oferece suporte durante a partida e em momentos de maior esforço, como em subidas, acelerações mais intensas, retomadas, ultrapassagens e quando há passageiro ou carga adicional.
  • Na parte do motor a combustão, a scooter Yamaha está equipada com um monocilíndrico de 125 cm³ capaz de 8,3 cv de potência a 7.000 rpm e 1,0 kgfm de torque a 5.000 rpm.
Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected 2025 (1)
Yamaha Fluo ABS Hybrid Connected (Foto: Yamaha | Divulgação)

Segundo a Yamaha toda a tecnologia embarcada no motor da Fluo ABS Hybrid Connected garante a ela até 12% de economia em comparação a geração anterior.

Por mais que até o momento apenas o quarteto Shineray esteja sendo comercializado no Brasil, falta apenas a “liberação” da Yamaha para que a Neo’s Connected entre em comercialização e complete a gama de 5 motos elétricas por aqui. A marca ainda conta com a sua híbrida Fluo ABS Hybrid Connected, que já está à venda e completa 6 modelos eletrificados. Para termos 6 ou 7 motos eletrificadas no Brasil ainda no início de 2025 depende apenas da Honda cumprir sua promessa, em março.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário