Buzina da moto falhando? Descubra alguns possíveis responsáveis
Sempre é bom testar este item antes de sair rodando já que principalmente para as motocicletas ele é crucial para a segurança
Sempre é bom testar este item antes de sair rodando já que principalmente para as motocicletas ele é crucial para a segurança
A buzina da moto é um dos mais importantes itens de segurança dispostos em um modelo e por esta razão é fundamental seu perfeito funcionamento. Quem estiver com a buzina da moto falhando ou sem funcionar, além de sujeito a multas, pode correr risco de vida. Para evitar estes perigos a inspeção de alguns itens muitas vezes é suficiente.
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Antes de tudo faça uma inspeção geral na moto e nas partes próximas à bateria. Pode ser que o problema seja percebido instantaneamente.
O primeiro item a ser observado é a bateria da motocicleta. Quando ela está se acabando sinais como falha na buzina, dificuldades ao ligar, luzes baixas e outros são comuns. Isso acontece porque a buzina depende diretamente de energia elétrica para operar.
Para se certificar, confira o nível da bateria com um multímetro ou vá em alguma casa de baterias para se certificar. Caso seja esse o problema, a buzina da moto voltará a funcionar normalmente assim que a “pilha” for trocada.
Normalmente as baterias de moto são 12V. Caso a tensão esteja muito abaixo deste valor, como em 9V, vale a pena a troca.
Sem estar conectada a bateria, a buzina da moto não funciona. Por isso uma simples inspeção nos fios de energia é o próximo item da inspeção.
Além da conexão, o estado de conservação dos fios também conta. Se eles estiverem ressecados ou enferrujados, pode ser que a bateria da moto falhe e caso estejam sujos um limpa-contato pode resolver.
Confira as conexões da buzina, especialmente os terminais, o fio terra (aterramento) e próximo ao botão no guidão.
Falando do botão, ele também pode ser o responsável pela falha da buzina da moto. Caso nada mais apresente problemas, fica óbvio o culpado.
Para conferir é possível desmontar o comando com cuidado, limpar os contatos internos e verificar o estado do botão. Em caso de desgaste, a troca pode ser necessária.
A buzina também pode parar de funcionar se o fusível correspondente estiver queimado. Consulte o manual da moto para localizar o fusível e o substitua por um novo de mesma amperagem, se necessário.
Em alguns modelos, esse mesmo fusível pode controlar outros acessórios, como luzes ou setas.
Por fim, caso nada mais apresente defeito, o jeito é trocar a buzina da moto. A falha neste item pode ocorrer por desgaste, tempo, exposição à água e poeira, dentre outros.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece, em seu Artigo 105º, que alguns equipamentos são obrigatórios para a circulação. Quem estabelece esses equipamentos é o Contran, em sua resolução nº 993, nesta a buzina em perfeito estado de funcionamento está inclusa para a maioria dos veículos, como é o caso motos.
Caso o descumprimento dessas normas, o artigo 230 do CTB aponta infração grave e multa de R$ 195,23, além da retenção do veículo até a regularização.
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