Capacete de moto tem prazo de validade? Entenda!
O equipamento de segurança mais importante e fundamental para o motociclista deve estar sempre em bom estado e nunca ter sofrido queda
O equipamento de segurança mais importante e fundamental para o motociclista deve estar sempre em bom estado e nunca ter sofrido queda
O cuidado com o capacete de moto é fundamental para garantir a segurança do motociclista em caso de acidente. Ele deve estar fisicamente intacto. Mas como garantir que, mesmo cuidando bem dele, os componentes internos e não visíveis estão seguros para o piloto? Será que o item tem prazo de validade?
VEJA TAMBÉM:
O capacete é classificado como um bem durável, portanto não tem prazo de validade. Sugerimos que a substituição aconteça a cada 3 anos de uso ou após 5 anos da data de fabricação. É um prazo em que os componentes podem sofrer perda de eficiência na absorção de impacto,” aponta o Diretor de negócios da Starplast, Oswaldo Coelho de Souza.
Nossa cabeça tem uma proteção natural que é a calota craniana, um arcabouço ósseo que protege o cérebro. Quando o ser humano está mais rápido que sua velocidade natural ele é exposto além do que biologicamente suportamos. Neste caso, em um impacto, caso haja um traumatismo crânio, apenas calota não é suficiente para essa proteção completa. Então o capacete nada mais é que uma proteção extra que auxilia a redistribuir esse impacto e minimizá-lo. Se você bater a testa em alta velocidade, por exemplo, o capacete redistribui o impacto pela cabeça toda.” explica o especialista.
O médico ainda aponta dados da publicação científica “Trânsito: Um olhar da Saúde para o tema”, de 2018, realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde e OMS.
O uso correto de um capacete apropriado pode resultar em 40% de redução do risco de morte e em até 70% de redução do risco de lesão grave, certifica o material.
É importante ressaltar que quedas e impactos podem prejudicar a estrutura interna do capacete, muitas vezes não visíveis ao usuário. E são esses componentes, como o isopor, que recebem a energia de um impacto e protegem o piloto. Com isso, trocar o capacete imediatamente após um acidente, é fundamental” completa o executivo.
Na hora da limpeza interna e externa, é indicado usar apenas uma solução de água e sabão neutro, com um pano macio e deixar secar em temperatura ambiente, à sombra.
Para limpeza externa de capacetes em cores foscas, pode ser usado álcool 92,8 %. Na limpeza externa de capacetes revestidos de couro, a indicação é que seja apenas água.
Para a viseira, utilize apenas a solução de água e sabão neutro, passe o sabão neutro manualmente sobre a viseira e enxágue bem, sem o auxílio de panos, esponjas, etc., em água corrente. Não utilize benzina ou qualquer outro produto químico no capacete.
Não modifique seu capacete, não retire os adesivos (selo do Inmetro, etiqueta de tamanho e refletivos) e não aplique tintas ou vernizes.
Por fim, os mantenha guardados de modo a evitar poeiras e sujeiras, como os seus sacos originais.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Informações essenciais! Tem coisa que a gente nem se liga em procurar saber, mas o Auto Papo (e Lucas Silvério) trazem pra gente!! Valeu demais!