Embreagem da moto: alta ou baixa? Não tem discussão
Muito além da preferência do piloto, a embreagem com a regulagem correta previne manutenções e até a segurança do motociclista
Muito além da preferência do piloto, a embreagem com a regulagem correta previne manutenções e até a segurança do motociclista
Algumas dúvidas às vezes passam pela cabeça do motociclista, e uma delas é essa: embreagem da moto, alta ou baixa? A resposta é mais simples do que se parece, mas antes de ter a certeza do que fazer deve-se ter em mente de que o manual do modelo deve ser consultado.
Em geral a regra é: nem alta nem baixa, a embreagem deve estar no meio termo.
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Quando a embreagem da moto está alta, ela apresenta um curso maior no manete. Dessa forma, quando o piloto vai soltando os dedos ela continua sendo acionada até o final. Esse uso maior do disco ocasiona um desgaste desnecessário, o que gera manutenção precoce e também um uso excessivo do equipamento.
Se a embreagem estiver baixa, o piloto vai perceber quando mal soltar o manete e a marcha já engatar, ou pior, demora a engatar e fica arranhando e necessitando até de força para se encaixar. O problema do item estar nessas condições, além de forçar os equipamentos como o próprio pedal, é que no caso de uma troca de marchas ela pode falhar e comprometer até com a saúde do piloto.
Cada modelo de motocicleta tem sua especificação da altura que deve estar a folga do manete da embreagem, basta consultar o manual do proprietário. Nele as indicações são mostradas, tal qual como fazer.
É comum em vários modelos que a folga da embreagem da moto seja de 10 mm a 15 mm, ou até 20 mm, mas não é régua para todas. Por isso o manual é necessário.
Ajustar a embreagem da moto é uma tarefa tão simples que não precisa nem de levar ao especialista. Basta desapertar o ajustador do manete (1) no sentido horário até o final do curso, solte a contra-porca (2) e gire o ajustador (3) para obter a folga necessária. Por fim aperte a porca para encerrar.
Como dito, uma embreagem desregulada pode causar dificuldades no momento da troca de velocidades. Caso o piloto esteja em uma via e necessite da troca rápida, isso pode ser comprometido pela falta de ajuste da motocicleta. Além disso, evita possíveis solavancos e riscos de queda.
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