Emplacamento de moto: faça sem pagar despachante
Comprar um veículo e acertar toda sua documentação para o emplacamento pode parecer complicado, mas não é bem assim
Comprar um veículo e acertar toda sua documentação para o emplacamento pode parecer complicado, mas não é bem assim
Quem compra um veículo zero quilômetro está com dinheiro sobrando? Nem sempre. Pagar um despachante pode extrapolar as possibilidades do proprietário. Para auxiliar quem quer realizar o emplacamento de moto sem despachantes, problemas e dores de cabeça, explicamos o passo a passo correto.
Confira também como funciona o emplacamento dos carros.
VEJA TAMBÉM:
Primeiro, é importante saber que os emplacamentos são de responsabilidade dos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) e que, por essa razão, variam em cada estado. Vale lembrar que devem ser registrados e emplacados os veículos tipo:
Antes de dar início ao pagamento das taxas, entre no site do Detran e confira como funciona na sua região.
No geral, não há mistério. Ao comprar o veículo, retire os documentos na concessionária (nota fiscal do veículo e decalque do número do chassi). Depois, para realizar o emplacamento de moto, é preciso registrar o veículo. Os consumidores têm até 30 dias depois da emissão da nota fiscal para conseguir o documento.
O emplacamento deve ser imediato, porém, de acordo com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) Nº911, de 28 de março de 2022, há algumas tolerâncias.
O artigo 4º, inciso primeiro, diz que
o veículo está autorizado a transitar somente da origem ao órgão de trânsito do Município de destino, onde o veículo será registrado. O limite de circulação é de 15 (quinze) dias consecutivos, ou no caso dos Estados da Região Norte do País, por 30 (trinta) dias consecutivos.
Se passar o prazo, a ausência de identificação se torna infração gravíssima e é passível de multa e apreensão do veículo.
*A vistoria veicular não é necessária quando o processo é feito pelo Sistema de Racionalização e Prévio Registro de Veículos (SRPR).
Desde a implementação das placas padrão Mercosul ou Placas de Identificação Veicular (PIV), não há regulamentação de preços cobrados pelas placas. O proprietário pode escolher livremente com qual empresa de estamparia irá comprar o item para realizar o emplacamento de moto.
O valor das taxas e obrigações legais do Detran estão listados nos links a seguir, mas podem ser encontrados na Delegacia de Trânsito ou no site do Detran.
Alguns estados brasileiros permitem que o proprietário de um veículo reserve uma placa de sua preferência. Nesses casos, é possível escolher apenas os quatro últimos caracteres (uma letra e três números), conforme disponibilidade.
Para fazer a reserva de placas especiais é preciso:
A reserva de placa também pode ser feita durante o preenchimento do formulário de primeiro emplacamento.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |