Grau de moto: estes são os prejuízos que o piloto pode ter
Essa prática que já virou cultura dentre algumas ‘classes’ de motociclistas pode ser uma diversão muito cara e arriscada dependendo da situação
Essa prática que já virou cultura dentre algumas ‘classes’ de motociclistas pode ser uma diversão muito cara e arriscada dependendo da situação
Como já abordamos aqui no AutoPapo, o Wheeling é uma prática esportiva que consiste basicamente em fazer manobras (geralmente empinando) com a motocicleta. Na brasilidade ela é chamada de “grau” e é muito comum principalmente nas comunidades e entre os proprietários de motos mais populares, as city. E é aí que está o problema.
As motocicletas mais comuns não saem de fábrica com ajuste mecânico próprio para realizar o grau de moto e o piloto antecipa o desgaste do modelo para antes do planejado pela fabricante.
VEJA TAMBÉM:
Longe de criticar o esporte – desde que seja praticado em pista fechada, com segurança e obedecendo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para não colocar a vida de ninguém em risco. Fato é que a prática do grau de moto acelera o desgaste de algumas peças mecânicas do modelo, fazendo que o consumidor tenha de fazer manutenções “inesperadas”.
Em entrevista exclusiva ao AutoPapo, o especialista em desenvolvimento do setor de pesquisa da Honda, Bismark do Vale, apontou que os modelos city não são desenvolvidos para este fim e assim podem sofrer com a prática, principalmente nas partes relacionadas a suspensão dianteira.
Nossas motos são submetidas a vários testes de resistência, no entanto o uso extremo em qualquer situação desgasta precocemente alguns componentes. Não é atoa que a maioria prefere nossas motos para determinados usos em manobras, mas alguns modelos não são para esse fim. Modelos cross são melhor projetados para aguentar essas coisas e no caso das variantes city como a CG o desgaste precoce de alguns componentes pode acontecer.”, afirma do Vale.
Segundo o especialista, os principais componentes afetados pelo grau de moto estão relacionados com a suspensão dianteira. São eles:
Bismark ainda aponta que as motocicletas com farol de LED em geral têm uma sensibilidade a mais em relação aos impactos diretos no equipamento (embora o LED dure mais que lâmpadas convencionais).
Quem também sofre com o grau de moto é o motor e o chassi. Embora o corte de giro (que também está dentro da prática do grau) seja o maior responsável pelo desgaste precoce do motor, junto da falta de uso do filtro de ar, – como afirma o especialista Honda – a variação de posição brusca que acontece com o ato de empinar a moto também afeta o componente e atrapalha na lubrificação correta – já que o óleo chacoalha mais ainda.
Bismark finaliza dizendo que historicamente os chassis da marca são bem robustos e a marca sempre tenta reformá-los, mas não é por isso que a prática do grau de moto com modelos que não são designados para isso deva ser encorajada.
Quando digo que a moto é robusta, significa que nós fazemos diversos testes e tudo mais. Porém incentivar a prática do grau foge de todos os nossos princípios de segurança com a moto. A moto é muito boa, ela é robusta e tudo mais e se utilizada de forma correta ela vai durar até mais do que a margem de segurança para durabilidade da moto. Infelizmente muita gente ignora essa etapa, fazendo alterações, utilização mais pesada, e aí a pessoa vai arcar com os resultados.”
O mais prudente é que o condutor adepto do grau de moto procure um modelo mais resistente a esta prática, ou ao menos saiba o quanto pode gastar com as manutenções na sua city.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Quanto aos noias que fazem grau, que se f___ junto com suas respectivas motos … o problema é que prejudicam quem não tem nada a ver …
“O certo é certo mesmo que ninguém o faça, o errado continua sendo errado mesmo que todos o façam.”
Sugestão:
*_R$ 20.000,00 em multa que fica no CPF como dívida ativa estadual com registro no Cadin.
*_ Cassação definitiva da CNH
Só isso mesmo!
Ridículo isso, só nessa terra sem lei com idolatria para quem faz o errado e punição para quem é correto.
Coisa de funkeiro, favelado que acha bonito ser feio, pobre, mal educado e sem estudo.
“Vítimas da sociedade”
Depois o cidadão não sabe porque ninguém gosta de motoqueiro, não respeitam nada nem ninguém e ainda acham ruim de que reclama.
Faça isso nos EUA para ver o que te acontece, se der sorte 1 ano preso fora multa e se o policial não estiver em um dia bom descarrega o pente da Glock na “vítima da sociedade”