Nova moto Haojue surpreende em conforto e acabamentos

A DL 160 acaba de ser lançada como uma pequena crossover concorrente às pequenas trilheiras que temos no Brasil

Haojue DL 160
Já está sendo chamada de pequena V-Strom (Foto: Haojue | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 10/05/2025 às 15h00
Atualizado em 12/05/2025 às 13h27

A chinesa Haojue DL 160 acabou de chegar ao mercado brasileiro com a proposta de trazer um pouco mais de conforto e ergonomia para a condução do dia a dia. Dotada de um acabamento “premium” para a categoria das 160, essa variante tem o preço público sugerido de R$ 21.470 e conta com algumas considerações que conseguimos concluir após rodar com ela durante sua estreia.

VEJA TAMBÉM:

Aos olhos o modelo é bem bonito e até diferente do que costumamos ver de motos orientais. Ela não tem curvas muito acentuadas e cumpriu bem o papel de crossover, contando com linhas retas seguidas de curvas em suas quinas. Ela vem nas opções de cores vermelha, azul, preto brilhante e preto fosco.

Pegando a moto para rodar, um desconforto no banco é rapidamente percebido, porém felizmente algo que passa assim que se sobe os pés para os pedais. O banco mais largo pega na parte de baixo da coxa do condutor enquanto os pés ainda estão no solo, mas o encaixe fica perfeito durante a rodagem. Infelizmente o banco muito recuado é um leve incômodo. Nada que acaba com a experiência de pilotagem que é sim bem confortável.

Seguindo falando de conforto, os pedais manetes e guidão também mantêm esta linha. Frear, acelerar e trocar as velocidades não é nada complicado – diferente de algumas concorrentes que até agarram para engatar a primeira quando estão paradas.

Haojue DL 160 ]

Outro ponto positivo dos freios é o conjunto ABS e discos, presentes nas duas rodas. São 276 mm na dianteira e 220 mm na traseira.

Mas também existem os pontos negativos, como o ajuste de fábrica que o manete de embreagem recebeu. Este ficou muito alto e é necessário soltar demais para trocar as velocidades. Certamente é melhor ajustar depois da compra.

No desempenho a Haojue DL 160 não decepciona nem surpreende. Seu monocilíndrico 162,4 cm³ de 4 tempos refrigerado a ar capaz de atingir uma máxima de 14,9 cv de potência a 8.000 rpm e 1,4 kgfm de torque a 6.500 rpm cumpre sua função de rodar nas grandes cidades.

Ponto positivo é a baixa vibração que vem graças ao pequeno propulsor e também ao ajuste aplicado na variante brasileira. A versão chinesa da DL 160 vem com pneus mistos, mas aqui ela recebeu as mesmas rodas 17 polegadas calçadas com um par Pirelli Sport Demon – sendo eles 100/80-17 M/C 52S, na dianteira, e 130/70-17 M/C 62S, na traseira – da sua irmã DR 160. Tudo isso para evitar a transmissão excessiva, o que deu certo.

Essa característica crossover realmente é bem mais voltada para a cidade, até porque os amortecedores de 110 mm na dianteira e 125 mm na traseira tornaram o off-road bem mais complicado.

Para fechar as primeiras impressões pilotagem, algo que parece uma boa ideia pode incomodar alguns terceiros. Um alerta parecido com a ré de um caminhão é emitido toda vez que as setas do modelo são ativadas, justamente para alertar o condutor caso ele esqueça. Nada é perceptível com o barulho do vento e alta velocidade, mas basta parar a moto para ouvir o barulho. Talvez algum outro condutor possa ficar procurando de onde está vindo o som.

Haojue DL 160 (3)

As comodidades tecnológicas do modelo agradam como um “pacote mínimo” de tecnologias que uma moto deve ter hoje em dia. A nova Haojue DL 160 possui um painel 100% digital e dispõe de todas as informações necessárias ao condutor como velocímetro, conta-giros, indicador de marcha engatada, Tipo A e B e indicador de combustível. Uma entrada USB para carregamentos também a equipa.

A popularidade da nova Haojue DL 160 dependerá muito da quebra de preconceitos que o brasileiro tem em relação a produtos chineses (até porque ela é meio japonesa, já que é uma subsidiária da Suzuki). Mas também depende do bolso do condutor, já que modelos consagrados no mercado e concorrentes diretos como a Honda Bros 160 contam com versões mais em conta.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Murilo 30 de maio de 2025

Duvido que qualquer versão da Honda Bros seja vendida mais barata que essa Haojue.

Avatar
Deixe um comentário