Honda retorna motores 4 cilindros em motos de 500 cm³ 

Modelos foram apresentados no Salão de Chongqing, na china, e cativam o público pelo retorno do estilo bem clássico

Honda CB 500 Super Four
Modelos foram inspirados nas clássicas do milênio passado (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 22/09/2025 às 12h00

A Honda surpreendeu no China International Motorcycle Trade Exhibition, o CIMAMotor 2025 – ao revelar duas novas motos equipadas com motor de quatro cilindros em linha de 500 cm³: a CB 500 Super Four e a CBR 500R Four. Os lançamentos trazem de volta a essência das médias tetracilindricas que fizeram sucesso no fim do milênio passado, tanto no motor quanto na estética.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Honda CBR 500R e CB 500 SUper Four
  • As novas motos Honda se inspiraram nas clássicas CB750 Four (1969) e CB400SF.

Honda CB 500 Super Four

A naked CB 500 Super Four 2026 é o renascimento da família “Super Four”. Seu motor tetracilíndrico refrigerado a líquido contrasta com a predominância dos bicilíndricos no segmento e promete entregar suavidade, alta rotação e um som inconfundível — características que tornaram icônicas as antigas CBs.

O design mescla referências retrô e soluções modernas: farol redondo em LED, painel digital inspirado no clássico de dois mostradores e linhas que remetem às nakeds dos anos 1990. No conjunto ciclístico, a moto traz garfo invertido, freios com pinças radiais e eletrônica embarcada de última geração, incluindo acelerador eletrônico (TBW) com cinco modos de condução, controle de tração (HSTC) e a embreagem eletrônica Honda E-Clutch, que pode operar de forma automática ou manual.

  • Produzida pela joint-venture Wuyang-Honda, na China, o modelo tem foco inicial no mercado asiático, mas especialistas apontam a possibilidade de versões de 400 cm³ para países com regulamentações específicas, como Japão e Europa — estratégia semelhante à da Kawasaki com a ZX-4RR.

Honda CBR 500R Four

A grande surpresa do evento foi a apresentação da CBR 500R Four 2026, versão esportiva carenada que compartilha o mesmo motor tetracilíndrico da CB 500 SF. A Honda posiciona o modelo como uma alternativa acessível às superbikes de alta cilindrada, equilibrando desempenho e usabilidade para o dia a dia.

A moto deve entregar potência próxima de 80 cv, segundo estimativas não oficiais, o que a coloca em disputa direta com a Kawasaki Ninja ZX-4R. A eletrônica inclui acelerador eletrônico, painel TFT de 5 polegadas e segunda geração da embreagem assistida E-Clutch.

No visual, a Honda CBR 500R Four aposta em carenagem agressiva, farol exclusivo e escapamento 4 em 1. A ergonomia foi projetada para uso urbano, com semi-guidões menos inclinados, garantindo conforto sem abrir mão da pegada esportiva. O chassi de aço, garfo invertido KYB e freios a disco reforçam a proposta de ciclística equilibrada.

Expansão no mercado chinês

Durante o CIMAMotor, a Honda também destacou a expansão de suas redes DreamWing e Honda Dream na China.

Mesmo que os preços ou previsão oficial de chegada a outros mercados ainda não estejam definidos, a marca mostrou seu interesse em ter motos clássicas novamente.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário