Honda CRF 2023: versões 450 e 250 chegam com modificações

Honda deu atenção especial ao conforto na pilotagem, para tornar a pilotagem mais agradável mesmo em condições severas

Honda CRF 2023
Uma das diferenças nas novas Honda CRF 2023 está no cabeçote (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 08/12/2022 às 18h03

A Honda, após tantos lançamentos para 2023, e até relançar produtos conhecidos, não poderia deixar de lado os modelos CRF. A linha chega para o próximo ano com modificações importantes, principalmente no conforto e pilotagem.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

São quatro os modelos das motocicletas tratados aqui. As Honda CRF 450R e CRF 250R, voltadas para o motocross, enquanto as versões CRF 450RX e CRF 250RX são mais dedicadas aos praticantes de rali e enduro.

VEJA TAMBÉM:

Uma das diferenças nas novas Honda CRF 2023 está no cabeçote. O comando Unicam de quatro válvulas é a opção técnica para as motos 450, enquanto as 250 têm o sistema DOHC.

O conjunto de embreagem também se difere entre as 450 e 250. São 8 discos nas maiores e 9 discos nas menores e ambas contam com um câmbio de cinco marchas.

As Honda CRF 2023 ainda contam com sistemas de controle de torque e mais ajustes de características.

Nas CRF 450R e CRF 450RX está presente o HSTC — Honda Selectable Torque Control, que visa conter a perda de aderência da roda traseira para elevar a capacidade de tração. O HSTC pode ser ajustado em três níveis:

  • Mode 1 – intervenção mínima; age apenas após detectar perda de aderência contínua;
  • Mode 2 – intervenção intermediária; para traçados que alternam piso seco e molhado;
  • Mode 3 – intervenção máxima; para uso em terreno enlameado ou pedregoso.

Já o HRC Launch Control é comum a todas as CRF. O sistema oferece ao piloto a melhor opção para largadas e pode ser selecionado em três níveis:

  • Nível 3 – terrenos lamacentos/pilotos iniciantes;
  • Nível 2 – terrenos secos/pilotos amadores;
  • Nível 1 – terrenos secos/pilotos profissionais;

O sistema Honda EMSB (Engine Mode Select Button) permite ao piloto ajustar as características do motor às condições do traçado de maneira instantânea.

  • Mapa 1 (standard) – resposta do acelerador padrão.
  • Mapa 2 (suave) – resposta do acelerador adequada a piso de baixa aderência.
  • Mapa 3 (agressiva) – resposta do acelerador extrema.

Nos freios, todas as Honda CRF 2023 contam com discos de 260 mm de diâmetro na dianteira e 240 mm na traseira.

Modelos Honda CRF 2023

Honda CRF 450R – O modelo contou com um desenvolvimento forte na facilidade de pilotagem. A maior rigidez do chassi permitiu um novo ajuste de suspensão que garante maior aderência ao pneu dianteiro, o que resultou em melhor estabilidade e mudanças de direção mais rápidas.

Honda CRF 450RX – As principais diferenças estão na roda traseira aro 18 polegadas (19 na CRF 450R), tanque de combustível de maior capacidade (8l contra 6,3l), mapeamento da injeção PGM-FI e ajustes de suspensão diferentes.

Honda CRF 250R – Essa opçaõ segue a ideia de sua irmã maior e foca na pilotagem e no conforto.

Honda CRF 250RX – A versão 2023 da CRF 250RX segue os passos de sua irmã voltada ao motocross, todavia recebe as necessárias adequações para a variedade de terrenos típicas das provas de enduro.

As novas Honda CRF 2023 são importadas do Japão e estarão disponíveis nas revendas Honda a partir de dezembro de 2022. A opção de cor única é o vermelho e tem os seguintes preços como base.

  • CRF 450R: R$ 76.590
  • CRF 450RX: R$ 78.890
  • CRF 250R: R$ 72.790
  • CRF 250RX: R$ 75.690

Acompanhe o canal do AutoPapo no YouTube e ouça as Dicas do Boris no Spotify ou em outras plataformas de streaming.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário