Honda confirma que fornecerá motos para Yamaha

As japonesas apontaram que essa estratégia faz parte de uma medida de popularização de motos no mercado japonês

Honda EM1 e
Dois modelos elétricos serão disponibilizados (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 09/08/2024 às 08h02

Honda e Yamaha anunciaram hoje (8) uma parceria para fornecimento de motos elétricas. Neste acordo a Honda irá abastecer a Yamaha com os modelos “EM1 e:” e “Benly e: I” , caracterizando-se como uma OEM (fabricante de equipamento original). A proposta válida para o mercado japonês ainda aguarda uma assinatura formal, mas já foi divulgada no site das marcas.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Honda Benly e I
A Honda Benly e: I é um dos modelos em questão (Foto: Honda | Divulgação)

As discussões para uma possível aliança comercial começaram em outubro de 2016. Na época foram abordados vários desafios que os fabricantes de moto enfrentaram, incluindo a conformidade com padrões de segurança e regulamentações de emissões cada vez mais rigorosos, bem como a busca pela eletrificação. As principais áreas de discussão incluíram:

  • Fornecimento de modelos de scooter de 50 cm³ como OEM;
  • Desenvolvimento conjunto e fornecimento de OEMs de tipo scooter empresarial de 50 cm³ de última geração;
  • Colaboração para a popularização de motocicletas elétricas na categoria Classe 1.

Além disso, em abril de 2019, a Honda e a Yamaha, juntamente com Kawasaki e Suzuki estabeleceram o Swappable Battery Consortium for Electric Motorcycles (Consórcio de baterias intercambiáveis ​​para motocicletas elétricas) com o propósito de popularizar modelos de motocicletas elétricas. O Consórcio discutiu a possibilidade de padronizar baterias para diminuir os problemas de compatibilidade e também as dificuldades de popularizar os eletrificados. O sucesso do acordo veio em março de 2021.

bateria de moto
Ambos os modelos conta com as baterias universais entre marcas (Foto: Honda | Divulgação)

Após essas iniciativas, a Honda e a Yamaha concordaram que a Honda forneceria modelos na categoria Classe 1 para a Yamaha como OEM, com base nas “EM1 e:” e “Benly e: I”, e alimentados pela bateria universal e substituível Honda Mobile Power Pack e: que atende às especificações do acordo entre as quatro partes.

Tanto a Honda quanto a Yamaha apontam que esta união também faz parte de uma estratégia de popularização das motos elétricas e também no objetivo de baixa emissão de carbono.

  • Desde 2018 a Honda fornece modelos para a Yamaha, estes de motores de 50 cm³. Tudo isso só foi possível graças às conversas que se iniciaram em 2016.

*A categoria Classe 1 é uma categoria definida pela Lei de Veículos Rodoviários do Japão e é classificada como: veículos equipados com duas ou mais rodas e um motor com deslocamento total de 50 cm³ ou menos e/ou motor elétrico com potência nominal de até 0,60 kW”.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
0 Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Deixe um comentário