Honda planeja investir em peso na eletrificação brasileira

A japonesa espera um crescimento de 20% até 2030 e para cobrir este aumento ela prioriza modelos de baixo custo e elétricos

Honda EV Fun Concept moto elétrica (3)
O modelo que virá ainda é um mistério (Foto: Honda | Divulgação)
Por Lucas Silvério
Publicado em 03/02/2025 às 08h00

A Honda divulgou seu plano global de investimentos para o ano de 2025, na última terça-feira (28). Para o Brasil e outros países da parte sul do globo terrestre, a fabricante apontou um investimento forte em modelos de entrada e também na eletrificação.

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Honda EM1
A Honda EM1 é a moto elétrica “global” da Honda (Foto: Honda | Divulgação)

Conforme apontado no comunicado, a Honda prevê um crescimento na demanda global por motocicletas, principalmente nas regiões conhecidas como “Sul Global”, que consiste em: Sudoeste da Ásia, Indonésia, Filipinas, Brasil e outros países da América do Sul e Central.

As expectativas da fabricante é que a atual escala de 50 milhões de unidades comercializadas salte para 60 milhões até 2030, incluindo motos elétricas.

Para concluir este aumento de demanda a marca afirmou “continuar introduzindo produtos mais competitivos, buscando a neutralidade de carbono por meio de várias medidas, incluindo a eletrificação, e solidificar ainda mais o seu negócio de motocicletas, com uma meta de longo prazo de conquistar uma participação de 50% do mercado global de motocicletas, incluindo modelos elétricos.”

No Brasil, a japonesa confirmou um modelo elétrico até março de 2025. Sem entrar em detalhes de qual moto será e mesmo ela afirmando que serão exclusivas para o país asiatico, especulações apontam que possa ser uma das duas novas motos elétricas criadas para a Índia, as “Activa e:” e “QC1”.

Em outras partes do mundo a Honda já conta com modelos como as já relatadas indianas, a global EM1, e as novas EV Fun Concept e EV Urban Concept – ambas anunciadas no Eicma 2024.

Além disso, para mercados mais sofisticados, neste caso a Europa, a japonesa continuará no investimento de modelos de motores maiores como as linhas CB, CBR, Africa Twin e Rebel. A Honda também tem aprimorado sua linha de produtos e tecnologias para atender tecnologias como a de câmbio automatizado Dual Clutch Transmission (DCT) e Honda E-Clutch.

  • A Honda está investindo na popularização das motocicletas elétricas por meio da ampliação da oferta de produtos, melhorias na infraestrutura de carregamento e redução de custos para os consumidores. A empresa planeja lançar 30 modelos elétricos globalmente até 2030, com meta de 4 milhões de unidades vendidas anualmente. Para isso, pretende reduzir o Custo Total de Propriedade (TCO), construir uma fábrica exclusiva na Índia em 2028 e estabelecer parcerias para garantir fornecimento estável de baterias. Além disso, aposta na reciclagem e reutilização de baterias para reforçar seu compromisso com a sustentabilidade e a neutralidade de carbono.
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