10 anos sem Honda Shadow: relembre a custom japonesa
Nascida no Brasil em 1997, a custom da japonesa passou por três grandes mudanças ao longo de seus 18 anos de clássica
Nascida no Brasil em 1997, a custom da japonesa passou por três grandes mudanças ao longo de seus 18 anos de clássica
Não é de agora que o mercado de motos brasileiro está voltando a ter olhos para as motocicletas custom e dentre estas indas e vindas da moda até a japonesa Honda já se aventurou nesta categoria dominada pelas ocidentais. Dentre suas variações a Honda Shadow foi um ícone da marca, trazendo a cultura das clássicas aos fiéis fãs das japonesas.
VEJA TAMBÉM:
A história desta custom clássica começou nos anos 1990, quando a Honda percebeu que seria uma boa jogada trazer uma modelo da categoria para o Brasil. Inicialmente ela trouxe os modelos importados, mas logo em seguida iniciou a produção do modelo por aqui.
A primeira escolhida, entre diversas opções de motorização que existiam fora, foi a VT 600 que também era conhecida como VLX 600. Esta começou a ser fabricada em Manaus no ano de 1997.
Já incorporando o visual clássico que perdurou até o fim das Honda Shadow, ela 600 era uma intermediária que como todas as outras da família portava um motor V2, caracterizando ainda mais a classe da moto.
O grande diferencial desta, destacado até pela própria Honda, estava no motor refrigerado liquidamente com comando simples no cabeçote e três válvulas por cilindro. Uma modernidade à parte para a época.
Em seus números a Honda VT 600 Shadow atingia até 39 cv de potência a 6500 rpm e 4,9 kgfm de torque a 3.500 rpm.
A versão 600 desta custom esteve no mercado entre 1997 e 2005, quando foi substituída pela VT 750 Shadow, uma moto que representou um salto não só em termos técnicos, mas também na estética.
Além do motor maior agora com 6,4 kgfm e dotado de escape 2×1, a nova Shadow passou da corrente para o eixo cardã, mais pesado, mas com menos manutenções. Ela também chegou com dois amortecedores traseiros no lugar do monochoque e pneus mais largos e o aro 17 polegadas na dianteira em vez do aro 19.
Na estética, a Honda VT 750 Shadow ganhou para-lamas maiores e uma aparência mais robusta, além de um charmoso painel acoplado ao tanque de combustível.
Quatro anos depois, na geração de 2009, uma importante atualização técnica foi incorporada à Honda Shadow 750: a substituição do carburador pelo sistema de injeção eletrônica PGM-FI. Esta alteração foi acompanhada pela mudança do sistema de escape, de 2×1 para 2×2, e detalhes como as plataformas para os pés do condutor substituindo as pedaleiras.
Em 2011, a Honda VT 750 Shadow sofreu outra mudança, esta mais voltada para a estética. A troca da roda dianteira para uma de 21 polegadas a deixou, consequente, com um design um pouco mais “chopper”. O modelo também teve o seu peso revisado e os freios atualizados.
A história da Honda Shadow chegou ao fim no fim de 2014, quando foi descontinuada. Ao longo dos seus mais de 18 anos de produção 31.735 unidades saíram da linha de montagem da Honda em Manaus. Este modelo ficou marcado como a custom da Honda e foi desejado por muitos que até deixaram as estadunidenses para ter uma de fabricação nacional.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |