A nova Honda Tornado está chegando, mas você lembra da XR 250?
Mesmo sendo uma trail de mais de 15 anos, a antiga tornado ainda é a referência para muitos pilotos que querem uma moto mais cross
Mesmo sendo uma trail de mais de 15 anos, a antiga tornado ainda é a referência para muitos pilotos que querem uma moto mais cross
Uma nova Tornado foi apresentada durante o Festival Interlagos de 2024, denominada de Honda XR 300L Tornado ela está para chegar às lojas no início de julho. Porém, enquanto não temos acesso a ela, a que ainda temos aqui (no mercado de usados) é a Honda XR 250 Tornado, uma pequena trilheira querida pelos brasileiros.
VEJA TAMBÉM:
Mesmo que muitos ainda se lembrem desta 250, ela já não é fabricada há 15 anos e seu lançamento foi em 2001. Na época ela chegou ao mercado como uma opção para quem queria uma moto mais popular, mas que também tivesse uma performance um pouco mais elevada e ainda fosse boa em terrenos acidentados mais tranquilos.
Além de sua confiabilidade estrutural, a antiga Honda Tornado também tinha um motor muito querido, que ficou ainda mais nostálgico depois do lançamento da XRE 300 – sua substituta – com o famoso motor “trinca ferro”, que tinha problema no cabeçote. Depois disso, quem pensou em trocar sua 250 achou melhor continuar com a antiga.
Outro ponto positivo da Honda XR 250 Tornado era sua suspensão, que com 220 mm de curso na dianteira só faltou ser invertida para completar o conforto e boa absorção de impactos. Na traseira 224 mm eram aplicados.
Honda XR 250 Tornado
Falando um pouco mais da parte técnica a Honda XR 250 Tornado vinha equipada com um motor de 249 cm³ capaz de até 23,3 cv de potência a 7.500 rpm e 2,42 kgfm a 6.000 rpm, potência e força consideráveis para a categoria e época do modelo. Sua transmissão já contava com 6 velocidades e era banhada a óleo.
Acompanhando a parte de suspensão longa vinha um simples sistema de freios, que nos anos 2000 eram aceitáveis, sendo um disco simples na roda dianteira e tambor na traseira.
Na parte de dimensões a antiga Tornado contava com:
No quesito tecnologia, este modelo dos anos 2000 tinha o que a época disponibiliza para a categoria, um painel tecnológico porém sem medidor de combustível. E na parte de iluminação o LED ainda nem era sonhado para este tipo de moto.
A Honda XR 250 Tornado deixou saudades e continua sendo uma referência para quem busca uma motocicleta confiável. Esperamos que a nova nova XR 300L honre e supere sua “mamãe”.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Posso colocar a roupagem da 300 na 250 cc