Existe idade máxima para andar de moto? Veja o que diz a lei
Além do Código de Trânsito Brasileiro, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego tem recomendações para os condutores mais velhos
Além do Código de Trânsito Brasileiro, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego tem recomendações para os condutores mais velhos
A expectativa de vida do brasileiro felizmente só vem aumentando. Segundo o IBGE, em 1940 um homem vivia em média até os 42 anos, enquanto uma mulher até os 48. Em 2023 essa média subiu em mais de 30 anos e hoje os cidadãos passam dos 76. Essa prolongação da vida consequentemente culmina em idosos de idades cada vez mais avançadas dirigindo e também pilotando motocicletas. Mas será que existe um limite para continuar conduzindo? Existe idade máxima para andar de moto?
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O AutoPapo abordou sobre a relação dos idosos com a CNH dando um panorama geral, porém quando se fala de modelos de duas rodas a situação requer um pouco mais de atenção.
O primeiro ponto é deixar claro que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não estabelece idade máxima para andar de moto.
Entretanto, com o passar dos anos, os exames de renovação da Carteira Nacional de Habilitação adotam intervalos menores.
Condutores de até 49 anos normalmente têm sua CNH válida por até 10 anos. A partir dos 50 anos de vida, essa janela cai para 5 anos; para os maiores de 70 três anos é o máximo de tempo que o idoso consegue. Para todos, essa janela depende das condições físicas e psicológicas do condutor, podendo ser até menor de acordo com a decisão do médico responsável.
Assim como não existe idade máxima para andar de moto, também não há nada especificado pelo CTB a respeito de idade máxima para começar o processo de habilitação. O idoso pode começar a conduzir quando tiver vontade.
O grande ponto que sempre vem à tona quando se fala de idosos dirigindo são as condições de saúde do motorista em questão.
Em um simples e curto tutorial, denominado Manual da Pessoa Idosa Condutora, a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego – Abramet – aponta que para estar apto para conduzir um veículo o motorista deve estar com a visão, audição e mobilidade saudáveis, pois são fatores fundamentais para dirigir de maneira segura e agir contra um acidente.
No caso dos pilotos, há ainda um agravante em relação aos motoristas. Quem conduz uma motocicleta deve estar ainda mais atento às condições musculares já que este necessita muito mais de equilíbrio (para manter a moto em pé) e força, principalmente nas pernas, pois são com elas que o motociclista segura, conduz e apoia o veículo.
Caso alguma das habilidades citadas pela Associação de Medicina esteja comprometida, parar de pilotar moto deve ser algo a se pensar. É comum que idosos sejam resistentes e que a intervenção da família seja necessária. Nestes casos, tudo deve ser tratado com delicadeza e carinho, orientando o cidadão mais velho dos riscos e consequências de estar na estrada.
Se o cidadão com 60 anos ou mais não estiver na “idade máxima para andar de moto” ou seja apto a pilotar, sempre é melhor escolher um modelo mais adequado para rodar. Motos mais ergonômicas, leves, com tecnologias de assistência à condução e segurança sempre são as melhores para conseguir rodar mais tranquilo e sem fazer muito esforço.
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Tenho 64 e meu cotidiano no sul de Minas é pilotar minha CB 500X 2021 que está com 45.000 km , meu carro 2019 está com 40.000 Km e neste período já troquei de moto 2 vezes minha CB 500X 2018 andei 30.000km
Tenho 74 anos e 135kgms, meu transporte do dia a dia é uma honda shadow 600 cc. Moro em São Paulo, capital.
Tenho moto desde os 11 anos . Já sofri uns tombos . Mas prefiro correr esse risco do que morrer de infarto dentro de um carro parado no transito
Tenho 69 anos e a minha maior preocupação são as dores lombares e na mão direita. Minha moto é uma Suzuki V-Strom DL 650. Muito confortável, mas, apesar do conforto, as dores sempre estão presentes. Malho em academia e vou trocar pelo Pilates, por recomendação de amigos e do meu cardiologista.
Sou de 66 e com os meus 59 anos de idade ainda amo fazer trilhas na minha CRF 450RX! …VIVA A VIDA…
Motociclistas são seres conscientes e sabem bem a hora de parar e ou continuar, a validade de três tira a capacidade e auto estima de todos, deveriam rever o código arcaico e omo tirar o direito de ir e vir tenho 65 acabei se chegar do Uruguai com seis amigos a qual eu sou o mais novo e já estamos traçando outra viagem., devem por favor.
Estou com 72anos, ainda piloto moto. Pretendo ir a Santa Cruz de la Sierra/Bolívia, pilotando moto!
Tenho 81 ano e ainda continuo andando de moto diariamente
Parabéns Edison. Tenho 65 anos e considero andar até que as condições físicas e mentais permitam pilotar com segurança para mim e para terceiros.
Tenho 50 anos tive um infarto e tenho uma CB 400 prazer melhor que pilota uma máquina dessas e pra vida toda
Meu amigo “antigo” (diferente de “velho”) vendeu a motoca e comprou um triciclo.
Nunca mais caiu. Rsrs
Boa Noite!
Muito boa sua matéria Lucas sobre idosos dirigir motos.