Entenda se existe mesmo uma idade máxima para dirigir, o que diz a Lei, cuidados na direção e quais os sinais de que uma pessoa deve abandonar o volante
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa no Brasil está crescendo e estima-se que, até 2060, mais de 25% dos brasileiros terão 60 anos ou mais. Com isso, também aumenta a porcentagem de motoristas da terceira idade e surge a dúvida: até que idade o idoso pode renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dirigir?
Essa é uma questão delicada, pois com a idade, algumas funções cognitivas e motoras podem não estar atuando com a mesma eficiência de antes. Isso não é regra, mas a depender da situação, pode gerar algum risco, já que a direção é uma atividade que exige um nível de atenção, memória e reação para manter a segurança de todos na via.
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Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não existe uma idade limite para que uma pessoa pare de dirigir. A decisão de largar de vez a direção pode partir do próprio condutor ou do perito do Detran que vai atestar sua durante a renovação da CNH.
Apesar de não haver nenhum impedimento, à medida que os motoristas ficam mais velhos, o acompanhamento dos órgãos de trânsito fica mais rígido. A validade da carteira, por exemplo, muda conforme a idade dos motoristas.
Os condutores de até 49 anos só precisam fazer uma nova CNH a cada 10 anos. A partir dos 50 anos, as pessoas precisam renovar o documento a cada cinco anos e quem tem mais de 70 anos, a validade é de apenas três anos. Logo, os condutores mais velhos acabam sendo examinados por profissionais de saúde em períodos mais curtos.
E, na hora da renovação do documento, é obrigatória a realização de exames para avaliar a condição física e as capacidades de audição, visão, mobilidade, cognitiva, coordenação motora, força muscular e sensibilidade. De acordo com a resolução nº 425 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é de total responsabilidade dos profissionais das clínicas conveniadas ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) atestar se um motorista está ou não apto a dirigir.
Isso significa que se o médico clínico perceber indícios de deficiência (física ou mental) ou de progressividade de um doença que possa diminuir a capacidade do condutor de dirigir, o período para renovação pode se tornar ainda menor. Além disso, esses profissionais podem colocar restrições no Registro Nacional da Carteira de Habilitação (Renach). Se houver alguma diferença na avaliação médica, por exemplo, existe a possibilidade de proibição de guiar um automóvel em situações que exigem mais esforços.
Dessa forma, também é nesse momento que, mesmo contra a sua vontade, muitas pessoas idosas não recebem a autorização para atualizar a CNH e, consequentemente, não podem dirigir.
Como mencionado anteriormente, o envelhecimento natural pode comprometer habilidades essenciais para a direção. O especialista Celso Alves Mariano, em declaração ao Portal do Trânsito apontou alguns sinais merecem atenção:
Esses fatores podem tornar o trânsito mais perigoso tanto para o idoso quanto para os demais motoristas e pedestres. A Abramet ainda sinaliza possíveis problemas que o idoso pode desenvolver:
Apesar de estar sentado, a movimentação é constante quando se está no volante, e sentir dor ou dificuldade para mexer as juntas e partes do corpo podem atrapalhar a direção.
Essas dores podem ser alterações osteoarticulares ou neuromusculares, como osteoartrites, hérnias de disco e torcicolos. Situações comuns e que possuem tratamento.
Algumas doenças da vista são mais frequentes na pessoa idosa, como catarata, glaucoma e degeneração macular. Quando falamos da audição, a presbiacusia, uma piora da escuta relacionada a idade, pode aparecer.
Perto do sistema auditivo, na região interna da orelha, fica o labirinto, órgão que ajuda a manter o equilíbrio. Em caso de alteração, ele pode estar alterado.
Pode ser que, mesmo com as habilidades comprometidas, o condutor ainda insista em dirigir enquanto sua CNH está válida. Algumas dessas situações vão exigir a intervenção da família ao perceber que o idoso já não tem mais segurança ao volante. Isso pode ser complicado e o assunto deve ser tratado com atenção, delicadeza e paciência.
A melhor abordagem é incentivar a tomada de consciência. Mesmo que a CNH esteja regular, o ideal é que o próprio idoso reconheça suas limitações e tome uma decisão segura e madura.
O ideal é trazer à tona os riscos com empatia, oferecer alternativas de mobilidade, como transporte por aplicativo ou caronas e incentivar a participação em avaliações médicas regulares.
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No país da liberdade e das tolices, devem dirigir até a missa de sétimo dia…
Acabei de comentar nesse saute pela primeira vez, fiquei impressionado em minha publicação não poder ser publicada, pois lá dizia.
Vc fez esse comentário ou parecido.
Ridículo,
Boa noite, tenho 71 anos, dirijo desde 90, já colidiram em meu carro 3 vezes, roubaram 2, será que eu fui o culpado por ter 71 anos.
Eles deveriam se preocuparam com outras situações, pois tidos acidentes que ocorrem em nosso País, 80% os motoristas tem em média, mwnis de 50 anos.
Só uma coisa a mais, os que morrem são os idosos, pois eles são sempre as vítimas desses irresponsáveis que andam igual a uns louco.
O problema é os jovens no volante a maioria usam drogas bebidas e tem os aventureiros q se acham dono do mundo. Não respeita os motoqueiro nem os ciclista e muito menos os pedestres se acham pois as leis são falhas essa a realidade infelizmente tanta gente morrendo atropelado pelos jovens Nutella infelizmente a realidade .
Concordo com todos os comentários afavor dos idosos os idosos dão de 10 a 0 em qualquer jovem até no trabalho .
Tenho habilitação desde 1980,era de carro e moto,em 1996,tive um acidente em Sergipe,cai dentro de um buraco, fiquei com visão monocular (retiraram categoria de moto ,na renovação habilitação, fiquei só com a de carro,vence 2028
Eu não vejo problema algum numa pessoa com 60 anos ou 80 anos dirigindo, é pra isso que existe a renovação da CNH se o condutor está está com saúde passou nos exames. Agora a direção de veículo ela é tanto perigosa para os mais novos quanto para os mais velhos. Dirigir bem é dirigir respeitando os limites de velocidade e atenção nas placas de sinalização.
eu creio que o correto é os idosos fazerem is exames próprios para manter suas habilitação, provando que tem condições físicas e psicológica de continuar guiando seus veículos ok
Idoso não anda fazendo gral com moyo e colocando a vida de outros en perigo ou racha. Já viu?
O motorista idoso de acordo com as estáticas sempre tem.o prontuario limpo mas dificultam a renovarão da CNh já os mais jovens se tiver uma visão e pressão razoável e ter feito as maiores loucuras no trânsito sua CNH e renovada SEM PROBLEMAS
Seria interessante uma pesquisa feita pelo departamento responsável, analisando as faixas etárias que mais causam acidentes graves e outros
SE ISTO FOR FEITO, ACABA O MI MI MI, O QUE QUEREM É DISCRIMINAR, CONSTRANGIR, E AVACALHAR A VIDA DOS IDOSOS!
VIDA LONGA PARA QUEM QUER, TANTA BUROCIA!
Tenho 83 anos acaba de renovar minhas habilitação ,sem nenhuma restrição. Para carro e moto ,minha primeira habilitação ,1962.,sem nenhum ,acidente grave graças a Deus..🙏
Idoso não é o problema. O problema naqueles novos motoristas que não conseguem sequer estacionar o carro. Idoso dirigi a mais de 45 anos. Pode prejudicar o trânsito. Talvez por respeitar os limites de velocidades, coisa que hoje os mais novos não faz
O problema não são os idosos.o problema é daquele que está sempre atrasado, ou que bebe sabendo que muitas vezes não precisam beber para faze burrada. O velho vai na mão dele sem presa porque ele já está adiantado.
Querido amigo,a reportagem fala do suposto perigo de um idoso dirigindo um carro,vcs já pesquisaram quantos motoqueiros causam acidentes por negligência e irresponsabilidade.
Vamos olhar os dois lados e não arrumar solução de um lado só..
Nunca comentei nada a respeito de reportagem como essa .
Querido amigo,a reportagem fala do suposto perigo de um idoso dirigindo um carro,vcs já pesquisaram quantos motoqueiros causam acidentes por negligência e irresponsabilidade.
Vamos olhar os dois lados e não arrumar solução de um lado só.
Não existe idade máxima! Se eu tiver carro e for apto a passar pela renovação, vou dirigir até morrer!
Querido repórter eu tenho poucos estudo mas nenhuma idade pode sentar no volante
O criador do conteúdo não disse “sentar no volante” ele disse “sentar ao volante” e portanto pelo nosso português está correto!! Assim sendo sua gozação é que está equivocada!!!