IPVA SP: motos com até 180 cm³ serão isentas em 2026

Medida que inicialmente previa modelos até 150 cm³ foi atualizada e passa a contemplar modelos mais modernos

Avaliação Honda CG 160 Titan
Mias de 50% da frota do estado será beneficiada (Foto: Honda | Caio Mattos)
Por Lucas Silvério
Publicado em 18/12/2025 às 14h30

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou ontem (17) a isenção do IPVA para motocicletas de até 180 cm³. A medida enviada pelo Governo de São Paulo em caráter de urgência na última semana contemplaria, à priori,  motos até 150 cm³, mas foi reavaliada e expandida pela casa.

AutoPapo
NÃO FIQUE DE FORA do que acontece de mais importante no mundo sobre rodas!
Seguir AutoPapo no Google

VEJA TAMBÉM:

Como já questionado aqui mesmo no AutoPapo, a ampliação do limite corrige uma das principais críticas levantadas desde que o projeto chegou ao Legislativo: a exclusão das motos 160, hoje predominantes no mercado brasileiro e amplamente utilizadas como ferramenta de trabalho.

  • Modelos como a Honda CG 160 — a mais vendida do país com 22% de todo o mercado — haviam ficado fora da proposta original, gerando questionamentos sobre a efetividade social da medida.

“O uso de motocicletas é uma realidade nas grandes cidades, principalmente por serem veículos mais acessíveis e ágeis no trânsito, garantindo maior mobilidade pessoal. Isentar o IPVA desses veículos evitará onerar de forma desproporcional quem mais depende deles, muitas vezes utilizados, de maneira empreendedora, como instrumento de trabalho e geração de renda”, explica o Executivo, na justificativa da proposta.

A proposta aprovada mantém como requisito que os veículos estejam com registro e licenciamento em situação regular.

A votação ocorreu em Sessão Extraordinária, após tramitação conjunta pelas comissões de Constituição e Justiça, Transportes e Finanças. Segundo o Executivo, a medida deve beneficiar milhões de motociclistas paulistas e foi elaborada com base em projeções fiscais e na atualização da Tabela Fipe para 2026.

Além da isenção do IPVA SP para motos, o mesmo projeto também cancelou débitos do imposto referentes a 2021 para pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas,  que tiveram pedidos de isenção deferidos naquele ano, ainda que de forma provisória.

Com a inclusão das motos até 180 cm³, São Paulo amplia significativamente o alcance do benefício, se igualando a estados como: Paraíba, Paraná, Santa Catarina, Sergipe, Acre e Amazonas, que já têm suas políticas para veículos de duas rodas.

Newsletter
Receba semanalmente notícias, dicas e conteúdos exclusivos que foram destaque no AutoPapo.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

TikTok TikTok YouTube YouTube Facebook Facebook X X Instagram Instagram

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:

Podcast - Ouviu na Rádio Podcast - Ouviu na Rádio AutoPapo Podcast AutoPapo Podcast
1 Comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Comentários com palavrões e ofensas não serão publicados. Se identificar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Avatar
Carlos Alberto Ranieri 19 de dezembro de 2025

Sou contra. Não existe almoço grátis. Fora os acidentes que enchem os setores de ortopedia. Quem paga a conta ??

Avatar
Deixe um comentário