Lançamentos de motos 2022: confira os modelos que devem chegar
O ano de 2022 pode representar uma espécie de virada de página do segmento que sofreu com os impactos da pandemia
O ano de 2022 pode representar uma espécie de virada de página do segmento que sofreu com os impactos da pandemia
A pandemia deflagrada pelo vírus corona torpedeou a proa do segmento de motocicletas, desde 2019, exatamente quando as montadoras se preparavam um grande salto no mercado. Mas os lançamentos de motos devem retomar com força em 2022.
A Honda, por exemplo, investiu cerca de R$ 500 milhões para modernizar e ampliar a fábrica de Manaus. As demais marcas também preparavam lançamentos e estratégias para fortalecer suas posições. A partir de 2021, com as medidas de contenção, a economia foi sendo parcialmente reativada e a produção e comercialização de motocicletas se recuperando.
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Segundo dados da Abraciclo, Associação dos Fabricantes, o volume de unidades produzidas de janeiro a novembro de 2021 foi de 1.118.790 motos, representando um avanço de 25.9% em relação ao mesmo período do ano passado e o melhor resultado desde 2015.
Ainda segundo a Abraciclo, a produção poderia ser maior em cerca de 100 mil unidades, se não fossem as medidas protetivas e sanitárias de distanciamento e segurança que retardam os processos. A falta de componentes e dificuldades de transporte da cadeia mundial, igualmente impactaram o segmento.
Porém, a retomada do mercado, revelou uma demanda reprimida e também um represamento de novos modelos, que ficaram na prateleira aguardando o reaquecimento para ganhar as ruas.
Além das atualizações das linhas já existentes, com ênfase para os modelos de baixa cilindrada, base do consumo, as marcas também estão de olho nos modelos de maior cilindrada (além das importadas que tem esgotado as pré-vendas instantaneamente), com maior lucratividade. Dois mil e vinte e dois vai ser o ano do tira teima.
Está confirmado entre os lançamentos de motos 2022 a Honda NC 750X equipado com câmbio de dupla embreagem, DCT. A moto também recebeu modernizações no visual, com novas carenagens e para brisa.
O modelo tem motor 745 cm³ com dois cilindros paralelos, três modos de pilotagem e controle de tração. A posição inclinada para frente possibilita a adoção de uma espécie de porta-malas no lugar do tanque. A capacidade foi aumentada de 22 para 23 litros. A versão 2022 com câmbio convencional também está confirmada.
O modelo Neo Sports Café CB 1000R 2022, com motor de quatro cilindros em linha e 141,4 cv, ganhou novo painel em tela TFT colorida de 5 polegadas e conectividade com o celular. No visual, novo bloco ótico dianteiro, rodas, molduras do radiador e subquadro. A inédita versão Black Edition (em preto) tem capa de banco e sistema quickshifter de troca de marchas. Deve estar entre as novas motos 2022.
O scooter aventureiro X-ADV 750 ganhou maior porta malas, que passou de 21 para 22 litros de volume, painel com tela FTF colorida de 5 polegadas com sistema que atende comando de voz via celular, novo para-brisa mais estreito com 5 regulagens, novo quadro, nova relação de câmbio (DCT) e novo peso – 3 kgmais leve, além de rodas raiadas.
A suspensão dianteira é invertida e a traseira mono, com transmissão final por corrente. Uma mistura de moto e scooter.
Outro modelo que deve estar entre os lançamentos de motos 2022 aqui é o NT 1100. Tem o mesmo conjunto mecânico da modernizada Africa Twin 1100, produzida em Manaus, o que facilita a logística.
A NT 1100 tem características touring, com carenagem parcial, preparação para malas e também o câmbio de dupla embreagem DCT. O motor de dois cilindros e 1.084 cm³, conta com eletrônica e 102 cv. O painel em tela TFT pode ser conectado ao celular.
Ainda sem confirmação, mas, “na cara do gol”, estão os ecooters Forza 350 (o Forza 300, praticamente igual foi mostrado no Salão das Duas Rodas em São Paulo ainda em 2019 como teste de aceitação) e o aventureiro ADV 350. Ambas compartilham o motor e outros componentes. Motor de um cilindro com 330 cm³ que entrega 29,2 cv.
O Forza 350 tem ainda o sistema start-stop, que desliga o motor em paradas momentâneas. O ADV 350 tem rodas em liga leve, guidão mais largo, suspensões de maior curso, com garfo invertido na dianteira, além de controle de tração.
Outra sempre candidata é a custom Rebel. Um segmento que a Honda já explorou com o modelo Shadow, deixando uma lacuna. São dois modelos, de 500 e 1100 cm³.
As possibilidades e ela estar entre as novas motos 2022 aumentam em função das respectivas bases mecânicas. O modelo Rebel 500 tem motor de dois cilindros, também utilizado nos modelos nacionais CB 500F e CB 500X. A nova Rebel 1100, tem o mesmo motor da Africa Twin 1100, com dois cilindros paralelos e 1.084 cm³. Além da eletrônica, também tem a versão equipada com câmbio de dupla embreagem, DCT.
A marca inglesa, instalada em Manaus (AM), depois de reformar o modelo Tiger, que passou de 800 para 900 cm³, também reformou a linha big trail Tiger 1200, que chega em 2022 sem alteração na cilindrada, porém, com mais potência e torque, mais eletrônica, menor peso e novas suspensões. São três versões: Tiger 1200 GT Explorer, Tiger 1200 Rally Explorer e Tiger 1200 Rally Pro.
O motor com 1160 cm³ ganhou 9 cv passando para 150 cv e mais 0,8 kgfm de torque. O visual ficou mais esbelto e o peso reduzido em nada menos que 25 kg, com novo quadro.
A eletrônica também foi maciçamente aplicada e varia conforme a versão. Porém, os modelos Rally Explorer (com tanque de 30 litros) e Rally Pro contam com radar de aproximação de carros.
Outro lançamento de moto 2022 vai ser o modelo Tiger 660 Sport. Uma motocicleta de média cilindrada vestida com meia carenagem e predicados estradeiros, para disputar um nicho ainda pouco explorado.
Curiosamente o motor – com a tradicional coniguração de três cilindros – tem 660 cm³, a mesma capacidade da recém lançada naked Trident 660. A potência chega a 81 cv e a eletrônica conta com dois mapas de motor e controle de tração.
O para-brisa pode ser regulado manualmente, o painel conta com tela em TFT que pode ser espelhado ao celular e o quadro reforçado para acoplamento de malas.
Comemorando 50 anos da linha “Z” de motocicletas e 13 anos da instalação oficial da Kawasaki no Brasil (em Manaus, Amazonas), a marca vai trazer entre os lançamentos de motos 2022 os modelos Z 650 RS e Z 900 R Edition. Dois modelos inéditos.
A naked Z 650 RS tem motor de dois cilindros e 68 cv. O estilo clássico, inspirado na pioneira e icônica Z1 da década de 1970 (com motor de quatro cilindros em linha), tem farol e instrumentos do painel redondos, mas iluminação em LED. A suspensão dianteira é convencional, não invertida. Uma moto divertida e descomplicada.
A Z 900 R Edition é o contrário. Um modelo tipo street fighter, com motor de quatro cilindros em linha com 948 cm³ que entrega 125 cv e 10,1 kgfm de torque.
A Kawasaki já comercializa o modelo Z 900, e agora também em 2022 o R Edition, que acrescenta um visual mais agressivo suspensão traseira Ohlins, escape Akrapovic em titânio e freios com pinças Brembo.
A marca alemã, tem no Brasil, a primeira fábrica de motos fora da Alemanha, instalada em Manaus. Entretanto, vai importar ainda no primeiro semestre de 2022 a gigante custom R18. A montagem nacional deve começar em 2023.
O modelo tem o maior motor boxer de dois cilindros da história da BMW, com 1.802 cm³. A potência atinge 91 cv e o torque 16,1 Kgfm a míseros 3.000 rpm. O visual clássico foi inspirado no modelo R5 da década de 1930. A moto também conta com mapas de motor, controle de tração, de estabilidade, de arrasto e assistente de partida em rampas.
Outro modelo que provavelmente vai desembarcar aqui entre os lançamentos de motos 2022 é a nova S 1000XR. O modelo já esteve no catálogo brasileiro, mas saiu de linha. Agora pode voltar modernizada.
A BMW S 1000XR mistura a versatilidade da linha “GS” e a esportividade da linha “S”. O motor tem arquitetura de quatro cilindros em linha herdado da superesportiva S 1000RR com 165 cv e muita eletrônica. Porém as suspensões são de longo curso e a posição de pilotagem mais relaxada, semelhante às big trail.
A BMW já testou o mercado nacional com scooters e também deve trazer os modelos C 400X e C 400 GT que dividem o mesmo motor de 350 cm3 e 35 cv. Porém, ainda não confirmados.
Entre as novas motos 2022, a Yamaha vai atualizar a linha MT, que tem os modelos 03, 07 e 09 com chance mais remotas de incluir a topo de linha MT-10, recentemente atualizada na Europa.
A MT-10 (Master of Torque) tem motor de quatro cilindros em linha, derivado da superesportiva R-1 que desenvolve 164 cv com torque de 11,4 kgfm a 9.000 rpm. Um verdadeiro dragster, com escape em titânio e painel com tela TFT de 4,2 polegadas.
Outros dois modelos com perspectivas em função da logística, embora, não confirmadas, são a esportiva de entrada R-7 e a XSR 700 com estilo vintage (tem a versão XS 700 com outro acabamento), também chamado de neo clássica.
É que ambas compartilham a mesma base mecânica da MT-07 já em nosso mercado. O motor de ambas é bicilíndrico (CP2) com 689 cm³ que desenvolve 74,8 cv e um torque de 6,9 Kgfm, com ligeiras variações, conforme a utilização de cada modelo.
A esportiva R-7 (YZF R-7), poderia ocupar parte do espaço deixado pela R-6 (com motor de quatro cilindros e 600 cm³) em uma brecha de mercado que superdimensionou os modelos esportivos de 1.000 cm3, esquecendo os de média cilindrada de características mais simples e robustas. A embreagem é assistida e deslizante. Equipada com carenagem integral tem painel em LCD, suspensão dianteira invertida Kayaba e pinças Brembo nos freios.
A estrela da companhia entre as motos 2022 da Yamaha vai ser a Ténéré 700. Um modelo todo terreno, também com motor derivado da MT-07, com dois cilindros paralelos. A moto passou por um longo período de desenvolvimento (o primeiro protótipo apareceu em 2016) e no Brasil por outro longo processo de homologação.
O nome Ténéré tem larga tradição no fora de estrada, especialidade da T-7. Leve, estreita e ágil, com suspensões de longo curso, painel semelhante aos modelos de rally, ergonomia própria para encarar qualquer terreno e um bloco ótico dianteiro com bateria de luzes led.
A marca italiana, hoje sob controle da Audi, modernizou e rebatizou a big trail Multistrada 950S, que agora atente pelo nome de V-2S. Ainda comercializa aqui, os modelos 950S, porém, serão substituídos.
O motor é o tradicional dois cilindros com inclinação de 90 graus (em “L”) com 937 cm³, comando desmodrômico, 113 cv e dois kg mais leve com emprego de materiais nobres. As suspensões são semiativas, amplamente reguláveis. A eletrônica também está presente maciçamente nos assistentes de pilotagem.
Certamente, outra V-2 vai desembarcar aqui entre os lançamentos de motos 2022. É a Streetfighter V-2. A Ducati trouxe um lote da irmã maior, Streetfighter V-4, com motor de quatro cilindros em “V” de 1100 cm³ que desenvolve 208 cv.
V-4 com visual superagressivo, tem asas na aerodinâmica para aumentar a estabilidade. O lote, com direito a fila de espera, foi imediatamente comercializado, apesar do preço de cerca de R$ 150 mil.
A Streetfighter V-2, segue a mesma linha em agressividade e tem componentes e eletrônica em comum com a superesportiva Panigale, versão V-2. O motor é o o Superquadro, com 955 cm³ que entrega 153 cv, mas preço “mais em conta” para ampliar a freguesia.
Outra possibilidade de desembarque é a Multistrada V-4. O motor, com quatro cilindros em “V”a 90 graus e 1.158 cm³ gera 170 cv, auxiliado por vasta eletrônica. Inclusive radar na dianteira e traseira na versão mais sofisticada, V-4 Sport. O motor, com as devidas alterações é semelhante ao da susperesportiva Panigale e Streetfighter V-4, ambas já comercializadas no Brasil.
Possibilidade mais remota entre as motos 2022 é a novíssima Desert-X 2022. Embora inédita, o conceito já havia sido apresentado ainda em 2019, mas, só agora se materializou. Para tanto, utiliza a base do modelo Scrambler, com quadro em aço treliçado.
O motor Desert-X 2022 é o Testastretta, com dois cilindros em “L”, comando desmodrômico e 937 cm³ que entrega 110 cv e 9,4 kgfm de torque. Suspensões de longo curso e eletrônica estão presentes.
Um modelo do tipo big trail mais radical para o fora de estrada, para concorrer em um segmento cada vez mais disputado. Inclusive no Brasil.
Destinada a viagens e grandes distâncias, inclusive com malas laterais, a nova GSX-S 1000GT (Gran Turismo) é derivada da GSX-S 1000F, que por sua vez faz parte da família GSX já comercializada no Brasil.
A vinda não está confirmada entre as motos 2022, porém, pelo intercâmbio de peças e componentes, além de explorar um segmento ainda não disputado pela marca, transforma a GSX-S 1000GT em candidata.
O motor de 999 cm³ entrega 152 cv e um torque de 10,8 kgfm equipado com três mapas de motor, cinco níveis de controle de tração, quick shift, piloto automático e controle de manutenção de giros em baixas velocidades. A carenagem foi estudada em túnel de vento e o painel com tela em TFT, tem 6.5 polegadas e pode ser espelhado ao celular.
A Harley-Davidson Pan America 1250 está entre os lançamentos de motos 2022 no Brasil. Completamente oposto às tradicionais e clássicas estradeiras, a Pan America é uma legítima big trail, o que vai exigir um enorme esforço da rede (que passou por reformulação recente), para absorver conceitos e “tribos” tão diferentes.
A Pan America tem o novo motor de dois cilindros em “V” a 60 graus Revolution Max de 1.252 cm³ que entrega 152 cv a 8.750 rpm e um torque de 13,1 Kgfm a 6.750 rpm. O modelo Special, tem mapas de motor Road, Sport, Rain e Off-Road e mais os Custom Off-Road e Custom Off-Road Plus, para encarar qualquer pedreira.
As suspensões são eletrônicas semiativas Showa com amplas possibilidades de regulagens. Para minimizar os problemas de altura, conta com inédito sistema que rebaixa a suspensão nas paradas, reduzindo a distância entre o banco e o solo. O Adaptative Ride Height, regula, inclusive a velocidade de rebaixamento, entre 25,4 e 50,8 cm.
A centenária marca sueca, hoje, compõe o grupo da austríaca KTM, representada oficialmente no Brasil. A KTM, especialista no fora de estrada entre vários modelos também está trazendo a puro sangue KTM 890R, com motor de dois cilindros, 889 cm³, que gera 105 cv e 10,1 kgfm, além de painel em TFT e suspensões “profissionais”.
Por outro lado, a Husqvarna, vai trazer, entre as motos 2022, o modelo Norden 901, também uma big trail, com a mesma base mecânica da KTM 890, porém, com proposta de utilização um pouco diferente. O motor também com dois cilindros, 105 cv e 10,1 kgfm, e a moto tem piloto automático, mapas de motor, controle de tração, quick shifter no câmbio, mas tela do painel em LCD.
As suspensões são WP, com garfo invertido na dianteira com 220 mm de curso e mono na traseira, com 215 mm. Porém o visual é totalmente distinto. com farolzão redondo no bloco ótico dianteiro, lembrando um desenho mais robusto de modelos de outras gerações.
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Essa Ténéré 700 parece bacana! Me agradou visualmente! Tem que ver a dinâmica dela, interessante!
A TDM 900 deixou saudades! Tomara que este 700cc bi cilíndrico seja tão bom quanto os antigos bi de 900cc da marca.
Mas uma Royal Enfield Himalayan ta me namorando! Aliás os modelos da marca estão entrando com força no Br! Mais adequadas ao padrão dos bolsos Brazukas!
Faltou falar de algumas motos de origem indiana e ou chinesa, entre elas, Bajaj Dominar 400 (moto extraordinária com tecnologia Kawasaki e KTM, além da exclusiva tecnologia ‘Triple Spark’), só para citar um exemplo.
Legal,só motos acessíveis.SQN
Ola, esse artigo refere-se ao mercado brasileiro ?
Parabéns compadre! Seu estilo.