Manutenção do kit relação garante a vida útil do equipamento além de evitar riscos de acidentes durante condução
A maioria das motocicletas utiliza em sua transmissão o tradicional sistema de correntes. Este que é formado pelo conjunto coroa, pinhão e claro, corrente, é um dos responsáveis por fazer com que o modelo ande, mas para isso é necessário que tudo esteja bem com ele. Limpar, ajustar e lubrificar é fundamental. E estas manutenções têm prazos a serem respeitados.
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A inspeção da corrente da moto deve ser sempre feita pelo condutor, já que avarias inesperadas podem aparecer no conjunto. Porém o “dia de faxina” do kit acontece em média toda semana, ou quando o modelo é exposto à água.
Em matéria, a especialista em lubrificantes Motul afirma que limpeza e lubrificação da corrente da moto devem ser realizados semanalmente ou a cada 500 km, o que acontecer primeiro.
Entretanto, algumas condições adversas podem reduzir este intervalo. no caso de pilotagem em locais empossados ou dias de chuva, ao menos a lubrificação do kit deve acontecer imediatamente para a próxima corrida – a limpeza pré-lubrificação também é indicada nestes casos, sempre que possível.
Para os que rodam em terrenos empoeirados ou terrosos, fugir da limpeza pré-lubrificação não é uma opção. As partículas de grãos em grande quantidade são altamente degradantes aos elos e retentores da corrente e por isso o kit precisa de limpeza o quanto antes. Para quem abusa desse tipo de condução a manutenção é diária.
De maneira geral, basta utilizar uma escova e um desengraxante apropriado para realizar a limpeza da corrente da moto. Existem escovas especiais, porém uma escova de dentes também serve. Aí é só girar a roda da moto e escovar o produto pelos elos. Importante realizar o serviço com a moto desligada para evitar acidentes.
Para lubrificar, basta utilizar um lubrificante adequado, evitando graxas e óleos genéricos. Apenas os óleos tipo SAE 80 ou 90 costumam ser indicados por algumas fabricantes.
Com o uso, é comum que a corrente apresente folgas e aí o aperto é necessário. Com as ferramentas adequadas, o condutor deve afrouxar a porca do eixo traseiro da moto; girar os parafusos dos esticadores de corrente em ambos os lados da balança traseira, mantendo a roda alinhada e esticando a corrente; manter as marcações da tensão da corrente iguais em ambos os lados, e por fim apertar novamente a porca do eixo.
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