Moto Morini anuncia três modelos para o Brasil no Eicma 2024

Marca italiana vai desembarcar no Brasil com três modelos com diferentes versões e investimento de RS 250 milhões

Moto Morini apresentação de modelos no Salão de Milão EICMA
O Salão de Milão (EICMA) é o mais importante do mundo no segmento duas rodas (Fotos: Moto Morini)
Por Julia Vargas
Publicado em 07/11/2024 às 13h00

Depois de anunciar sua chegada ao Brasil com um aporte de R$ 250 milhões, a Moto Morini apresentou oficialmente os três modelos que serão trazidos para o solo brasileiro no primeiro dia do Salão de Milão (Eicma). A marca italiana expôs as motos X-Cape 650cc, Seiemezzo 650cc e Calibro 700cc.

Durante o evento, Gunther Hofstatter, diretor de Vendas e Pós-Vendas da Morini Brasil, afirmou que cada um dos modelos será apresentado em duas versões, totalizando seis diferentes possibilidades para o cliente final. O executivo ainda destacou que a “a seleção reflete o compromisso da marca com o mercado nacional, atendendo ao desejo de motociclistas por alto desempenho e preço acessível”.

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Sobre os três modelos que compõem o line-up da estreia brasileira da Morini:

  • X-Cape 650cc: aventureira que é carro-chefe e best seller da Morini;
  • Seiemezzo 650cc: clássica que chega nas versões street e scrambler;
  • Calibro 700cc: custom com estilo robusto que foi exposta no EICMA 2023

Essas motos selecionadas ainda não tiveram seus preços divulgados e devem chegar no segundo semestre de 2025. Com o aporte milionário, a fabricante também prometeu investimentos em estruturação, abertura de lojas e posteriormente instalações fabris na Zona Franca de Manaus (AM) onde a montagem brasileira será realizada. Inicialmente, as vendas ocorrerão em São Paulo, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos, com expansão para outros estados até 2027.

Moto Morini

A Moto Morini é uma fabricante italiana de motocicletas, fundada em 1937 por Alfonso Morini, na província de Bolonha. Após sua destruição na Segunda Guerra Mundial, a empresa foi reconstruída, mas enfrentou várias crises.

Na década de 1970, a Moto Morini foi pioneira na introdução de um sistema de ignição eletrônica em motocicletas de produção em massa. No entanto, a marca passou por dificuldades nos anos 1980 e foi vendida para a Cagiva, que a negligenciou.

Após um período de ostracismo, a Moto Morini foi recuperada em 1999 pela Morini Franco Motori, uma empresa da família. Apesar de uma tentativa de resgate por Paolo Berlusconi, dificuldades financeiras voltaram a afetar a marca, levando-a à falência no início dos anos 2000. Em 2011, a Moto Morini foi revivida pela Eagle Bike e, desde 2018, pertence ao grupo chinês Zhongneng. Atualmente, a marca está sediada em Trivolzio, na Lombardia, e presente em 55 países, incluindo seis na América do Sul.

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