Moto Usada: 10 pontos sobre a Honda CG 125 2018
A última da safra que começou a ser ‘colhida’ em 1976 ainda é bem procurada por quem deseja uma moto de confiança e preço baixo
A última da safra que começou a ser ‘colhida’ em 1976 ainda é bem procurada por quem deseja uma moto de confiança e preço baixo
A Honda CG 125 reinou por muitos anos no mercado brasileiro como o grande sucesso da japonesa líder de mercado. Em 2018 ela saiu de linha, dando sequência para sua variante de motor 160, mas até hoje não deixou o mercado de usados e ainda é bem fácil de se encontrar.
VEJA TAMBÉM:
Uma curiosidade interessante é que a Honda CG 125 foi a primeira motocicleta da moto fabricada no Brasil. O modelo que foi campeão de vendas desde seu lançamento chegou ao Brasil – importado – em 1976, mas começou a ser produzido com o nome CG em 1976.
Após 45 anos de mercado, 2018 marcou o fim da motorização 125 da Honda no Brasil. A Última variante foi homenageada em todo o país e reconhecida como a moto de outro da fabricante japonesa, além de responsável por grande parte do sucesso da marca. Como sucessora, a CG 160 seguiu o legado da irmã mais velha, variante que ainda é a mais vendida do Brasil e dona de mais de 20% do comércio de duas rodas nacional.
Falando um pouco mais das características da CG 125 ano 2018, essa última variante também foi marcada pelas tecnologias que começavam a chegar em modelos menores.
A que mais se destaca dentre estas é a injeção eletrônica. Introduzida na família CG em 2009, ela chegou a motorização 125 alguns anos depois e modernizou o sistema de alimentação do modelo, acabando com problemas de partidas a frio e necessidade de limpeza e regulagem frequente do combustível injetado.
Outra vantagem desta variante é que ela conta com um câmbio de 5 velocidades. Para alguns isso pode parecer óbvio, mas pensando em um modelo mais antigo (que já tem 7 anos) muitos podem remeter às mais antigas Honda CG, ou pequenos modelos atuais, que contam com câmbios de 4 velocidades.
Como nem tudo são flores, um grande problema de algumas variantes Honda – e que insiste nessa – é a fragilidade da rabeta. São comuns as reclamações de barulhos durante a rodagem até da frouxidão desta peça que segura a placa, o que pode acabar até na quebra da peça.
Outro problema da Honda CG 160 2018 está em algumas partes plásticas, que acabam ficando folgadas e gerando atrito até, quem sabe, a quebra. Além da rabeta isso costuma acontecer muito na frente da moto, soltando a “cabeça” do resto do modelo e causando até muitas vibrações no farol.
Principalmente em épocas de alta no valor do combustível e no percentual do etanol na gasolina, ter uma moto que não aceita etanol pode ser uma questão para alguns.
A variante CG 125 vinha apenas com a opção de ser abastecida com gasolina, deixando a tecnologia flex apenas para as variantes 150 e 160.
Mesmo não tendo o painel mais completo, esta pequena já conta com um mostrador digital que disponibiliza informações fundamentais como velocidade, gritos, hodômetro e até o nem sempre disponibilizado nível de combustível, que mostra no canto direito a quantidade de gasolina por uma série de “risquinhos”.
Quem prioriza a segurança e também freios de manutenção mais simples pode desgostar da CG 125, já que a variante ainda contava com um conjunto de freios a tambor, deixando os freios a disco para as versões mais premium.
Considerando os pontos positivos e avaliando até os negativos, é possível perceber por que a Honda CG 125 foi a moto mais vendida do Brasil durante toda sua vida.
A variante segue com uma opção interessante para quem quer um modelo pequeno e de fácil comércio para um deslocamento convencional. Nada de luxos ou altas velocidades, mas também sem problemas mecânicos graves. A única atenção que o piloto deve ter é a procedência do modelo, já que pela idade pode já estar bem rodado e mal cuidado.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
![]() |
![]() |