Moto usada: saiba quais manutenções fazer assim que comprar a sua
Na incerteza de que o antigo proprietário lembrou de revisar alguns itens que fazem muita diferença na sua recém chegada, procure um mecânico
Na incerteza de que o antigo proprietário lembrou de revisar alguns itens que fazem muita diferença na sua recém chegada, procure um mecânico
Comprar uma moto usada tem sido a opção de muitos pilotos por serem mais em conta do que uma nova, porém este tipo de veículo já sofreu desgastes ao longo do seu período de uso e necessita de algumas atenções diferentes das zero quilômetro.
O que é mais importante quando se compra uma semi nova é conferir os itens que fazem parte da revisão programada da motocicleta, pois estes podem sim comprometer o funcionamento e qualidade do veículo.
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Óleo de motor, filtros, demais lubrificantes e outros devem sim ser conferidos assim que se compra a moto usada. E mesmo que o antigo dono diga que está tudo em dia, melhor prevenir. No caso de uma revendedora, existe a garantia, mas mesmo assim o melhor é trocar os itens.
Importante lembrar que cada moto tem suas particularidades e prazos de substituição. Para conhecê-los, consulte o manual do seu modelo.
O óleo é um dos primeiros itens a ser verificado após a aquisição de uma moto usada. É muito importante que ele esteja em dia, pois é ele que lubrifica os componentes internos do motor e da embreagem, fazendo com que o veículo funcione de forma correta.
Se o lubrificante não estiver em dia, fora do nível indicado ou adulterado, pode causar uma lubrificação inadequada e até levar resíduos (sujeira) para dentro do motor. Nesta situação, as peças do propulsor podem entrar em atrito, se desgastar e até quebrar.
Então é importante trocar o óleo do motor o mais rápido possível, até mesmo antes de ligar a moto para rodar pela primeira vez. Vale ressaltar, também, que é difícil perceber alterações no óleo.
Um dos equipamentos fundamentais da motocicleta é o freio, por este motivo ele deve estar sempre em perfeito funcionamento. Quando o fluído de freio está fora do indicado, é comum que bolhas se formem.
Essas bolhas de ar fazem com que o fluido não chegue da forma devida para pressionar as pastilhas contra o disco e efetuar a frenagem. E com o sistema de freios comprometido, um acidente pode acontecer.
O fluido do garfo da suspensão dianteira é outro agente que lubrifica certo equipamento da moto. Entretanto, a sua função está atrelada principalmente a fazer com que o sistema de amortecimento funcione corretamente.
Caso ele não esteja na validade ou nas medidas indicadas (mais ou menos quantidade), pode gerar desgaste do cilindro interno, ocasionando uma troca do item.
A estabilidade da moto e a qualidade do amortecimento também podem ser afetadas, comprometendo assim a saúde do motociclista com possíveis quedas.
Os filtros que compõem a moto são itens que nem sempre recebem a devida importância pelos pilotos, mas são componentes muito baratos que podem gerar problemas graves.
Como o próprio nome sugere, os equipamentos servem para filtrar impurezas. O filtro de combustível impede que impurezas presentes na gasolina ou no etanol (principalmente se adulterados) passem para o motor. Se ele não estiver em dia, os resíduos podem danificar o sistema de injeção e trazer um gasto ainda maior para sua moto usada.
O filtro de óleo impede que as impurezas presentes no derivado do petróleo fiquem circulando junto do lubrificante, colaborando para evitar o desgaste precoce dos componentes do motor, como pistões e camisas.
Por fim, o filtro de ar influencia diretamente no consumo da motocicleta. Quando ele passa da hora da troca, a sujeira atrapalha a passagem de ar que resfria o motor. Se o motor não recebe o resfriamento da forma adequada, a temperatura do propulsor muda, gerando problemas na moto, principalmente numa usada.
É importante dizer que a limpeza manual desses itens pode atrapalhar e danificar mais os componentes. A única manutenção indicada é a troca no tempo indicado pela montadora.
A vela é outro item que deve ser trocado assim que se adquirir uma moto usada. Estes, diferentes dos demais, não irão estragar a moto se não estiverem funcionando bem, mas podem causar alto consumo, falha no funcionamento e até deixar o piloto na mão.
A Vela e o cachimbo são importantes para gerar a faísca que causa a combustão do combustível e eles também são itens que devem ser substituídos com o tempo. Trocá-los de tempos em tempo é fundamental para tem a moto funcionando da melhor forma.
A relação da motocicleta é um item mais fácil de ser avaliado. Por meio do desgaste dos dentes da coroa e do pinhão é possível conferir se a troca é necessária.
Entretanto, analisar as correntes não é tão simples. Elas podem ter tido seus elos removidos para compensar a folga causada pelo desgaste do equipamento.
A retirada de elos de correntes usadas é contraindicada e pode contribuir com a quebra do componente. Caso a corrente arrebente ou se solte enquanto a moto está em movimento, uma queda pode acontecer.
Por mais que os pneus sejam de fácil identificação quando estão passando do limite de uso, é importante ficar atento com a qualidade da borracha e até mesmo se eles não foram adulterados e refrisados (quando se faz novamente os frisos dos pneus), o que é ilegal pelo risco de estourar e causar acidentes.
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