Quanto mais marcha melhor!
Já temos no mercado carros equipados com caixas de 10 velocidades, mas qual a vantagem de ter tantas relações?
Publicado em 15/12/2023 às 07h02
Mas, escuta, para que tanta marcha? É o que muitos motoristas perguntam ao perceberem esses novos lançamentos, principalmente de carros um pouco mais sofisticados, com câmbios de nove ou 10 marchas. E dizem: “Mas eu estava tão feliz com meu carro de cinco ou seis marchas, para que tanta marcha?”
VEJA TAMBÉM:
- Carro elétrico ‘goela’ abaixo!
- Chevrolet Camaro ganha edição de despedida no Brasil
- Licenciamento 2024: confira data de pagamento em seu estado
É simples de explicar! Tem sempre, no câmbio, uma marcha mais adequada àquela situação. É por isso que quando sobe muito a rotação do motor, na segunda marcha, o motorista instintivamente joga a terceira, e assim por diante.
E tem sempre uma rotação ideal para que o motor tenha melhor desempenho com menor consumo. Por exemplo, se a rotação mais adequada para um motor é de 3.000 giros, quanto maior o número de marchas na caixa, mais provável do motor trabalhar mais próximo possível da rotação ideal.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
|
|
|
|
X
|
|
|
Siga no
|
||||
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio
|
AutoPapo Podcast
|
Se a análise for apenas do ponto de vista rotação do motor (potência e torque), não resta dúvida que quanto mais marchas tiver pode ser melhor.
A dúvida é qual é o número ideal de marchas?
O número de marchas ideal também deve ser diferente para cada tipo de carros (carros populares ou carros de alto desempenho).
Penso no problema de manutenção. Sabidamente, as boas transmissões automáticas raramente dão problemas, mas se apresentarem algum problema, com certeza, o custo de manutenção será consideravelmente menor num carro de apenas 4 marchas quando comparados com um de 9 ou mais marchas.
Até a mão de obra ficará mais caro num carro de muitas marchas porque exige mais tempo de trabalho dos mecânicos. O custo por hora da mão de obra de algumas marcas ultrapassa em muito a dos médicos.
Na verdade é pura enganação nos cvt as marchas não existem podem ter 5,6,7,8…..20 não vai mudar nada
