Dica de pilotagem: jamais pare a moto no corredor, em semáforos!
Essa prática pode ser arriscada para os condutores, uma vez que os motoristas podem arrancar de maneira a pressionar os pilotos
Essa prática pode ser arriscada para os condutores, uma vez que os motoristas podem arrancar de maneira a pressionar os pilotos
No trânsito do dia a dia, o motociclista sempre tem que ficar atento enquanto circula próximo a outros veículos, pois muitos costumam se impor diante das pequenas motos e pressioná-las na via. E uma prática que deve ser evitada sempre é parar ao lado de um carro – ou outro veículo de quatro rodas ou mais – em um semáforo. Isso pode ser um risco ao condutor.
VEJA TAMBÉM:
Por que não devo a moto no corredor?
A resposta para isso é simples! Quando um veículo maior está arrancando ao lado de uma moto no corredor há riscos dele atingir o piloto.
Isso acontece por vários motivos, como falta de atenção, proximidade entre os veículos e até uma saída com o volante esterçado, fazendo que o carro feche o piloto.
Mas infelizmente o mais comum é a troca de faixa sem sinalização. Um motorista que queira fazer uma conversão, muitas vezes inapropriada, pode sim sair fechando boa parte do trânsito. E aí quem vai ao chão primeiro é o motociclista ao lado
Onde o piloto deve se posicionar?
Au invés de para a moto no corredor, o melhor a se fazer é parar a frente dos carros sempre que possível. Dessa forma o motorista que está atrás do motociclista tem total visão do piloto e não terá riscos dele ser atingido na lateral.
Não deu para ficar a frente e parei com a moto no corredor. O que fazer?
Não é a situação ideal, então neste caso o piloto deve redobrar a atenção em relação aos motoristas ao redor, para evitar ser fechado na saída.
👍 Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
TikTok | YouTube | X |
Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, acompanhe o AutoPapo no YouTube Podcasts:
Podcast - Ouviu na Rádio | AutoPapo Podcast |
Não nos esqueçamos de alguns motoqueiros (estes aí NÃO são motociclistas) que param no corredor, próximos à dianteira dos carros, e quando o sinal abre, saem FECHANDO a passagem do carro de um lado ou de outro. Parece que não sabem sair em linha reta, têm que sair fazendo zigue-zague.
E para piorar, alguns ainda demoram para sair, e quem está nos carros ou fica esperando o cidadão andar, ou, se adiantar, corre o risco de tomar uma pancada mais em cheio ainda (e ainda vão dizer que está errado, mesmo com o motoqueiro no lugar errado e fazendo uma manobra temerária).